Em consonância com o Dia D de discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Ensino Médio, em 2 de agosto, o Grupo de Trabalho do Ensino Médio, da União Marista do Brasil (UMBRASIL), organizou um documento com o posicionamento do Brasil Marista sobre a proposta da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio, encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (MEC).
O GT do Ensino Médio, composto por representantes das três Províncias brasileiras e da UMBRASIL, abordou no documento as possibilidades de implementação da BNCC/Ensino Médio no contexto brasileiro.
Tal atitude ambivalente supõe reconhecer a pertinência e a atualidade da promoção de políticas curriculares que dialoguem com as culturas juvenis e promovam formas alternativas de organização curricular. Porém, também se estabeleceu ressalvas a alguns conceitos que precisam ser aprimorados, determinados princípios que carecem de especificação e outras inquietações políticas, de acordo com o compromisso marista com a qualidade da educação brasileira.
Diante disso, o GT do Ensino Médio defende que a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, ainda em avaliação pelos órgãos nacionais competentes, precisa configurar-se como um instrumento capaz de combater as históricas desigualdades no âmbito da escolarização juvenil.
Pela Província Marista Brasil Centro-Norte, os representantes do GT, Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização e Lucas Pydd, analista educacional, ambos da Gerência Socioeducacional, participaram ativamente das discussões e debates, e levaram as contribuições da Província, quando da elaboração do documento de posicionamento, divulgado em 2 de agosto, no Dia D, do BNCC/Ensino Médio.
Para o Ir. Paulo Soares, é necessário que esta nova Base seja um instrumento que assegure os direitos de aprendizagem de modo integral e não fragmentado, garantindo a ampliação do saber, respondendo aos dilemas do século XXI. “Além disso, é imprescindível que este documento, se aprovado, promova um diálogo democrático, para a construção de um futuro melhor”, afirmou.
Clique aqui, acesse o documento na íntegra e entenda o posicionamento estratégico do Brasil Marista, acerca da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio, que vai balizar toda a aprendizagem nacional para o ensino médio e traçará novos rumos para as nossas unidades.