Ana Rojas ladeada pelo Ir. José Wagner e por Paula Coury – Foto: Joaquim Rodrigues / Ascom

Na última sexta-feira (4), a Província Marista Brasil Centro-Norte promoveu o Encontro de Formação dos Colaboradores do Escritório Central, que teve como tema principal a crise dos refugiados, e reuniu Irmãos, gestores e colaboradores para um momento de elucidação sobre o tema, com a apresentação de palestra de representante do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Paula Coury, e também com o depoimento da venezuelana Ana Rojas, sobre a crise em seu país.

Estas ações fazem parte da Campanha de Mobilização pela causa dos Refugiados e, durante o evento, houve momentos de oração em prol dos refugiados; dinâmica de grupo, com a proposta de ações concretas, por parte dos colaboradores; exibição de vídeos, que mostraram a realidade das crianças refugiadas sírias; a palestra de Paula Coury, que revelou os números desta causa humanitária; e o depoimento de Ana Rojas, que fugiu de seu país, no início deste ano, devido à grave crise econômica e social que assolou a Venezuela, e trouxe graves consequências para a população.

Em seu depoimento, Ana Rojas disse que a situação na Venezuela está inviável, a crise social e econômica se instalou no país. “A minha única opção foi se refugiar no Brasil, e tentar a vida por aqui. Fui acolhida pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos, e agora o meu sonho é conseguir trazer a minha família para terras brasileiras e refazer a vida aqui, com trabalho, moradia e condições dignas de se viver”, declarou, emocionada.

Para o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner da Cruz, a Campanha mostra que a missão marista engloba a crise dos refugiados, e que a Província não está apenas respondendo à exposição midiática sobre a crise na Venezuela ou à guerra na Síria. “A Campanha de Mobilização pela causa dos Refugiados é para mostrar que faz parte do carisma marista acolher os refugiados, e a mensagem do XXII Capítulo Geral, Caminhemos como família global, também traz esta perspectiva do cuidado, para dentro da Instituição, para com estes povos desamparados”, declarou.

A Campanha continua, você pode ajudar e colaborar! Entre em contato com o Instituto Migrações e Direitos Humanos e veja como pode contribuir e ser voluntário: (61) 3340-2689 / imdh@migrante.org.br / www.migrante.org.br

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento.