Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina – Foto: Ascom/Escola Teresina

Depois de uma semana com intensa programação, a Província Marista Brasil Centro-Norte encerra a Semana Pastoral Marista 2018 (SPM) com a sensação de dever cumprido. Toda a comunidade educativa, das unidades socioeducacionais da Província, participou do chamado “Mova-se: o novo começo é agora”, e realizou várias ações, dinâmicas e práticas para atualizar a ação evangelizadora junto aos estudantes, docentes e colaboradores, em um espaço-tempo fecundo para fomentar a Escola em Pastoral.

A Escola Marista Champagnat de Teresina (PI) iniciou a Semana com um convidado de peso. O arcebisto da cidade, Dom Jacinto Brito, esteve na unidade e presidiu a Santa Missa de abertura da SPM, além de visitar todos os setores da escola, e também a residência dos Irmãos Maristas, na comunidade local. Ao final da visita, ele agradeceu e abençoou: “Senti um clima leve e fraterno. Que o Senhor abençoe o trabalho pastoral dentro e fora da escola e que este laço se estreite ainda mais”.

Ainda na região Nordeste, o Colégio Marista de Maceió (AL) contou com performances de mobilização pelo Dia Internacional de Mulher, e com palestra sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), como atividades da Semana Pastoral. O médico cardiologista, e ex-aluno marista, Hemerson Casado, proferiu a palestra, e falou sobre as dificuldades da doença neurodegenerativa, do qual é portador – e emocionou os estudantes ao abordar a fé e a coragem para enfrentar a doença.

No Colégio Marista São-José Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), a equipe de pastoral trouxe uma programação específica para cada faixa etária, que incluiu recreios animados, dinâmicas, contações de história, atividades pedagógicas em sala de aula, rádio no pátio – Rádio Tribus, dentre outras ações. Já no município mineiro de Uberaba (MG), o Colégio Marista Diocesano levou para o seus estudantes uma apresentação de dança com bailarinos da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU), além de promover o Recreio Musical, com a participação de banda, formada por alunos e professores.

Foram muitas atividades, ações e dinâmicas, realizadas por todas as unidades, que seguiram à risca o tema da Semana Pastoral Marista e moveram-se em uma postura proativa, disponível e corajosa.