Grupo da videoconferência

Da esquerda para a direita: Chirliana Souza, membro do Comitê de Proteção; Gustavo Ornelas, Nayraline Oliveira e Lucília Furtado, analistas da Coordenação de Evangelização – Foto: Ascom/PMBCN

Foi realizada, na última sexta-feira (24/11), com a participação das equipes de pastoral das unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), videoconferência para apresentar as orientações que guiarão a próxima Missão Marista de Solidariedade (MMS), que acontece em 2018. Na vídeo, promovida pela Coordenação de Evangelização, da Superintendência de Missão, ainda houve a partilha de três experiências relacionadas à MMS, e a apresentação da Política Institucional de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes, da PMBCN.

Na exposição sobre a Política, o coordenador do Comitê de Proteção Integral da PMBCN, e também diretor do Colégio São Pio X, em Balsas (MA), Ir. Carlos Henrique da Silva, falou às equipes de pastoral sobre o histórico da criação, os princípios e diretrizes da Política. “A pastoral atua com crianças e adolescentes em diversos espaços, e a MMS é um exemplo de projeto desenvolvido fora das unidades, em locais onde os estudantes ficam sob a nossa responsabilidade e necessitam de cuidados”, alertou.

Para o coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Henrique Soares, o tema da proteção integral é importante devido aos possíveis casos que os missionários irão se deparar nos locais de missão e, também, para que não ocorram casos de violação de direitos na organização da própria Missão pelas equipes dos Colégios.

Na partilha das experiências sobre a Missão, três unidades apresentaram relatos, inspirados no tema “Marista 200 anos: profetas de um novo tempo” e o lema “Vamos para outros lugares” (Mc 1,38). O Colégio Marista Champagnat de Taguatinga (DF), o Centro Circuito Jovem de Recife (PE) e o Colégio Marista Pio X, de João Pessoa (PB), dialogaram sobre as particularidades de cada missão.

Sobre as orientações para a Missão Marista de Solidariedade 2018, a Coordenação de Evangelização destacou a importância de o planejamento da atividade ser realizada com um ano de antecedência, e da escolha do local, que deve ser o mesmo pelo prazo de três anos. Há, ainda, a etapa de elaboração do diagnóstico prévio para a produção do projeto de intervenção da Missão, assim como a criação de grupo de trabalho, em cada unidade socioeducacional. Que venha a MMS 2018!