Comitê Regional da Região América Sul - Foto: Comitê

Comitê Regional da Região América Sul – Foto: Comitê

A segunda reunião do Comitê Regional, da Região América Sul, ocorreu nesta semana, em Lima, no Peru, entre os dias 12 e 15 de novembro, e teve por objetivo dialogar sobre os projetos comuns da Região vinculados às casas de formação, comunicação, educação, economato regional, evangelização, formação e animação vocacional.

Além desses projetos, o Comitê também discutiu as ações estratégicas e operacionais que irão nortear os trabalhos para toda a Região, e que já estão em consonância com as chamadas do XXII Capítulo Geral, assembleia representativa do Instituto, que aconteceu, este ano, na Colômbia. Na próxima semana, este conjunto de ações será apresentado ao Governo Geral, para um diálogo com seus representantes.

Para o vice-presidente das mantenedoras União Brasileira e Educação e Ensino (UBEE) e União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC), Ir. José Wagner da Cruz, este é o momento de pensar a presença marista na Região América Sul. “Estamos, a cada momento, nos reconhecendo em cada País; somos uma região rica de cultura em número de Irmãos e leigos, e queremos definir projetos futuros que darão vitalidade às nossas escolas e obras por toda a Região”, declarou.

No último dia do encontro, o Comitê apresentou a programação para a próxima reunião, e vivenciou momentos de reflexão e escuta sobre os assuntos abordados durante o evento. De acordo com a superintendente de Missão, Manuela Suassuna, a Região América Sul avançou, significativamente, no desenvolvimento das iniciativas estratégicas definidas anteriormente. “Ao final desta reunião, daremos novos passos rumo à concretização da Região, e à consolidação do projeto de Novos Modelos de Animação, Governo e Gestão do Instituto”, afirmou.

Estavam presentes na reunião, além do Ir. José Wagner da Cruz e da superintendente Manuela Suassuna – ambos da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), o Ir. Odilmar Fachi e Marcelo Cordeiro, representando a Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA); Rony Ahlfeldt, para a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS); o provincial, Ir. Saturnino Alonso, Ir. Patrício Pino e Ernesto Reyes, da Província Marista Santa Maria de los Andes; e o coordenador da Região América Sul, o provincial, Ir. Alberto Aparicio, e Inês May, para a Província Marista Cruz del Sur.