“Incentivar reflexões e conexões no continente americano, nas áreas de solidariedade e direitos humanos, aprofundar os desafios nos espaços de presença Marista e avançar no tema de participação e protagonismo juvenil”. Este foi o propósito do VI Encontro Interamericano Coração Solidário, realizado de 11 a 16 de junho, em Santiago, no Chile. A Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN foi representada no evento pelo Irmão Paulo Soares, coordenador de Evangelização; Milda Moraes, diretora do Instituto Marista de Assistência Social/IMAS e o estudante Samuel Ângelus, do Colégio Marista Pio X, de João Pessoa/PB.

O encontro se desenvolveu, de acordo com Ir. Paulo, a partir dos debates e partilhas acerca da relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, que devem orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional, e a missão marista. Dentre as aproximações entre as temáticas, estariam, segundo ele, a participação política e social e a pedagogia do testemunho. “Que, no nosso caso, está ligada a formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”, explica o Irmão. Nesse sentido, a equipe da PMBCN partilhou experiências como a Missão Marista de Solidariedade (MMS), que realiza intervenção direta, de imersão e formação, por três anos, em municípios brasileiros; o Voluntariado Estudantil Marista (VEM), do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG, no qual, semanalmente, desde 2014, adolescentes e jovens se tornam presença solidária em instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e os resultados dos Trabalhos Apostólico Concreto e de Ação Solidária, desenvolvidos por integrantes da Pastoral Juvenil Marista/PJM.

Houve, ainda, a apresentação do Relatório “Crianças, Adolescentes em Dados e Estatísticas – CADÊ? Brasil 2016”, produzido pelo Marista e parceiros, que, ao longo dos últimos seis anos, consolida-se na qualificação da incidência política, monitoramento e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no país. “Há uma convergência nas Américas sobre a importância da participação juvenil de iniciativas com a educação infantil para a consolidação de uma cultura da solidariedade, constitutiva da missão marista”, lembra o Ir. Paulo. De acordo com ele, a Província já se organiza para a elaboração de estratégias e diretrizes internas em articulação com as Orientações para o Voluntariado do Brasil Marista.

A voz dos jovens – A consciência sobre a solidariedade também marca a personalidade de Samuel Ângelus, de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Pio X, na capital paraibana. A primeira viagem internacional dele, ao contrário da maioria de seus colegas, não foi para turismo, mas para levar ao Chile a síntese dos posicionamentos de jovens de Patos de Minas/MG, Recife/PE, Teresina/PI, Aracati/CE e João Pessoa/PB sobre quatro, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Educação de Qualidade; Redução das Desigualdades; Paz, Justiça e Instituições Fortes e Parcerias em prol das Metas.

O material é fruto de reflexões nos regionais, por videoconferência e de encontro em Porto Alegre/RS com representantes das demais províncias maristas do Brasil. “Levei argumentos e vozes dos jovens a Santiago. O Coração Solidário foi marcado pela rica partilha da ideias, com pessoas de várias culturas unidas pelo carisma marista. O espaço e a confiança dos organizadores no que os jovens tinham a dizer foram fundamentais”, relembra Samuel, que desde 2011 atua na PJM.

Em João Pessoa, ele motivou debates sobre o sistema de cotas, ensino nas escolas públicas e violência urbana. “Também levei exemplos de pessoas que ganharam o Nobel da Paz e o que pensavam quando eram jovens”, destaca. A “bagagem” ajudou na hora de gravar mensagem em vídeo do Coração Solidário para o futuro Conselho Geral do Instituto Marista, que será definido em setembro deste ano. “Falei sobre a necessidade de trabalhar com os jovens o equilíbrio entre espiritualidade, pedagogia marista e solidariedade”, menciona o estudante, que deseja estudar Direito e ser diplomata.

O VI Encontro Interamericano Coração Solidário reuniu cerca de 80 participantes, entre representantes do Conselho Permanente da Conferência Interamericana de Provinciais/CIAP, do Secretariado de Missão, Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), Cooperação Internacional para a Missão (CMI), Comissão Interamericana de Missão, Subcomissões e universidades maristas, além de jovens das províncias do continente americano.