“Um novo amanhã construir” é a proposta da Semana Champagnat 2017, que ocorre nas unidades educacionais e sociais da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, de 5 a 9 de junho. Lançada em videoconferência, no dia 30 de maio, o período celebra a vida de São Marcelino Champagnat, que faleceu no dia 6 de junho de 1840. A temática da Semana inspira-se na estátua do fundador Marista que compõe um dos afrescos externos da Basílica de São Pedro, no Vaticano, intitulada “Gigante do grande amor”.
O lançamento contou com presença do presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC e provincial, Ir. Ataide José de Lima, que ilustrou a metáfora de subir nos ombros de Champagnat como a possibilidade de olhar adiante para descobrir novos jeitos de fazer a missão marista acontecer no amanhã. “Tenhamos nosso fundador como coluna de apoio do nosso cotidiano. Somos herdeiros de um homem visionário, que não nos legou estruturas, mas sim, um pensamento que é e deve ser dinâmico”, afirmou o provincial.
Ir. Ataide convidou as unidades da Província a pensar e refletir como construir os próximos 200 anos do Instituto Marista, apoiadas na capacidade de dar passos profícuos para a ajudar as crianças, adolescentes e jovens a avançar nos diversos contextos do país. “Que a Semana Champagnat esteja comprometida com ações que transformem nossas vidas e nossos espaços. Ao mesmo tempo, nos leve a transformar nossas práticas, pensamentos e corações”, refletiu Ir. Ataide.
Sobre a imagem de Champagnat, que ilumina as reflexões da Semana, o superintendente de Organismos Provinciais, Ir. José Augusto Júnior, apresentou os três signos da imagem: a acolhida, a segurança e a disponibilidade. “Somos chamados a festejar não pela própria festa, mas pelo sentido que ela tem em nossa missão. Essa é a moldura da janela da Semana que vamos viver, olhando para o passado para não perder os referenciais, sendo gigantes pela interioridade e pela humildade”, afirmou o superintendente.
Ao encerrar o lançamento, o coordenador de Evangelização da PMBCN, Ir. Paulo Soares, recapitulou os ecos dos participantes ao relembrar que o coração marista é inquieto. “A inquietude de São Marcelino Champagnat nos inspira. Como já dito, que esta seja uma semana de sentidos, sem nos esquecer que faremos essa caminhada juntos”, finalizou Ir. Paulo.
“Acolhida, segurança e disponibilidade”