A Superintendência de Organismos Provinciais/SOP realizou videoconferência, no dia 15 de fevereiro, com os animadores de comunidade e ecônomos, para orientações sobre o uso evangélico dos bens e informações acerca do acompanhamento do Economato Provincial às mantenedoras UBEE/UNBEC.
O momento teve início com a oração pelo espírito do bicentenário marista e o aquecimento para o 22º Capítulo Geral, que será em setembro deste ano, na Colômbia. O provincial Ir. Ataide José de Lima acolheu o grupo com reflexão acerca dos 200 anos e o compromisso com a vida consagrada e a Igreja, e convidou os Irmãos a se dedicarem ao projeto de vida comunitário. “É importante lembrar da vivência da mística, da centralidade de Jesus, de Nossa Senhora e Champagnat. Não nos descuidemos da oração e do zelo pela missão”, lembrou Ir. Ataide.
A programação trouxe, ainda, a apresentação do ecônomo provincial, Ir. Renato Augusto da Silva, sobre a gestão das comunidades à luz das mantenedoras UBEE-UNBEC. O gestor abordou os informes financeiros, de janeiro a dezembro de 2016, e os impactos nas 23 comunidades e nas dinâmicas internas da instituição. “Na governança, o economato é o ‘olho’ do conselho provincial nas mantenedoras, sobre o uso do patrimônio e a conservação dele”, relembrou.
Ainda nas partilhas para o grupo, o Irmão José Augusto Júnior disse aos animadores e ecônomos que receberão compilado de orientações sobre prestação de contas, pagamentos via Escritório Central, aquisição de bens e serviços, pagamentos por RPA, previdência social dos Irmãos, telefonia, passagens e hospedagens, contratação de colaboradores e ponto eletrônico. Os participantes, também, conheceram os detalhes para o uso da frota e dos telefones, com os analistas da Gerência de Serviços Corporativos, Denis Lucas e Amanda de Almeida.