Será realizado, de 30 de setembro a 2 de outubro, na Guatemala, o IV Seminário Latinoamericano e Caribeño de Religiosos Irmãos. O objetivo do evento é descobrir, a partir do religioso Irmão, com vocação a cultivar e ampliar o bioma da fraternidade, realidades que favoreçam o crescimento dos cristãos entre si, em uma perspectiva de autonomia e interdependência. Nesse sentido, o seminário se propõe a identificar os valores da vida consagrada na região, a partir do aprofundamento da encíclica Laudato Sí; descobrir as convicções dos religiosos Irmãos inspirados no marco referencial da Confederação Latinoamaricana e Caribenha de Religiosos e Religiosas/Clar e dinamizar a identidade e a missão dos Religiosos Irmãos na vida da Igreja.
Na ocasião, representarão a Província Marista Brasil Centro-Norte os Irmãos José Augusto Júnior, superintendente de Organismos Provinciais, Ir. Rubens Falqueto, conselheiro provincial e Ir. Natalino Guilherme de Souza, coordenador da área de Vida Consagrada e Laicato da União Marista do Brasil/UMBRASIL. A programação do encontro, que terá como tema “Ser Irmão: o bioma da fraternidade”, abordará as dimensões clamores, convicções e compromissos. A proposta é contribuir para que os participantes construam ambiente que lhes propicie experimentar, refletir e propor ações. O trabalho será desenvolvido a partir de seis eixos transversais: missão, espiritualidade, comunhão, consagração, formação e animação.
A Clar é um organismos internacional de direito pontifício, fundado pela Santa Sé em 1959 e que se relaciona com ela por meio da congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Tem a atribuição de animar e coordenar as conferências nacionais de Superiores da América Latina e Caribe, presentes em 22 países.