Foto: CRB Nacional. Ir. Joaquim Sperandio ( à esq.) e a nova diretoria da CRB.

A nova diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil definiu o horizonte e as prioridades de atuação para o triênio 2016 – 2019. O Marista faz parte da equipe, com a presença do Irmão Joaquim Sperandio, da Província Marista Brasil Centro – Sul, que já atuava na gestão anterior e agora ocupa o cargo de Tesoureiro. A Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro preside a instituição, conforme definição da 24ª Assembleia Geral Eletiva, realizada de 11 a 15 de julho deste ano.

HORIZONTE

Como Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação, conscientes da crise política-ética-social-econômica no Brasil, cremos que Deus está fazendo coisas novas (cf. Is 43,19). Iluminados/as pela Trindade, em comunhão com a Igreja e em sintonia com a CLAR, sentimo-nos convocados/as a viver “em saída” e a tecer relações de misericórdia, com palavras, gestos e atitudes humanizadoras, priorizando os empobrecidos e vulneráveis, as juventudes e a ecologia integral. Pelas trilhas da mística e da profecia e da esperança criativa, visamos fidelidade ao projeto de Deus.

 PRIORIDADES DO TRIÊNIO

* Integrar mística e profecia

Fortalecer a integração entre mística e profecia, com o coração ardente e pés de peregrino/a, de olhos abertos e ouvidos atentos às novas fronteiras de missão, acolhendo os impulsos do Espírito, no seguimento missionário de Jesus. 

* Relações Humanizadoras e Solidárias

Intensificar a cultura do encontro consigo, com o/a outro/a, com a criação e com Deus, para que as relações comunitárias, intergeracionais, interculturais e intergeneracionais sejam circulares, afetivas, solidárias, vivendo os valores da comunhão, gratuidade, proximidade e misericórdia. 

* Missão com opção preferencial pelos pobres

Revigorar a opção preferencial pelos pobres, vulneráveis e excluídos, com um estilo de vida simples, assumindo a defesa da vida onde está mais ameaçada, em compromisso com os movimentos sociais, o processo democrático, a justiça social, as fronteiras existenciais, o diálogo intercultural e inter-religioso e a ecologia integral.

 * Intercongregacionalidade

Fomentar a partilha de Carismas dos/as Consagrados/as entre si e com leigos/as, numa eclesiologia sinodal de comunhão e de corresponsabilidade, incentivando ações intercongregacionais e em redes, o protagonismo das Novas Gerações e a promoção geracional.

 

 

1 Comment
  1. Bernadete Gaspar

    Receber comentários e publicações da CRB Nacional – é manter o pasto da VRC sempre úmido por ESTA ÁGUA VIVA – que é o próprio Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar