Você quer saber como é aplicada a tecnologia na educação das crianças e dos adolescentes? Então, acompanhe este artigo!
A tecnologia está diariamente presente na nossa vida e pode ser um desafio utilizá-la de forma positiva na rotina familiar, principalmente na dos filhos.
Contudo, isso é totalmente possível. Você sabia?
Com sabedoria e supervisão dos pais, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa no aprendizado das crianças, na comunicação e até mesmo nas tarefas mais simples do cotidiano.
Neste artigo, você verá os malefícios do uso excessivo da tecnologia pelas crianças, assim como os benefícios do uso correto e algumas dicas saudáveis.
Boa leitura!
Impactos do uso da tecnologia por crianças
A tecnologia se torna cada vez mais moderna, sobretudo a partir dos processos de industrialização. Com a globalização, surgiu a internet, que tornou possível o compartilhamento de informações em pouco tempo e a longa distância.
Depois disso, os aparelhos eletrônicos também se tornaram mais acessíveis. Esses dispositivos não poderiam existir sem internet.
Atualmente, é bastante difícil conhecer crianças que não têm contato com a tecnologia. Embora ela possa ser benéfica, ainda há muitos pontos a considerar.
Algumas pesquisas concluem que o uso excessivo da tecnologia pode causar diversos problemas para as crianças, seja em sua saúde física ou mental.
Um estudo realizado pela Edith Cowan University, da Austrália, publicado no Human Behavior and Emerging, constatou que o uso de telas por crianças e adolescentes pode ser uma fonte de conflitos familiares.
Em abril de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou diretrizes que orientam pais e cuidadores de crianças menores de 5 anos a respeito do uso de aparelhos digitais. O documento recomenda, por exemplo, que crianças menores de 2 anos não tenham contato com telas.
Uma reportagem da Rádio França Internacional (RFI) observou que o uso excessivo de tecnologia pode estar envolvido na diminuição da capacidade de escrita manual.
Portanto, é fundamental entender como a tecnologia pode ser utilizada como uma aliada, não só para fins de entretenimento, como também para fins educacionais.
Benefícios da tecnologia na Educação Infantil
Por outro lado, se existem malefícios, também existem alguns benefícios, quando a tecnologia é bem utilizada.
A tecnologia no ambiente escolar, por exemplo, pode tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Podemos citar como benefícios:
- maior facilidade de acessar materiais e conteúdos;
- possibilidade de aprender com recursos multimídia;
- sala de aula mais dinâmica;
- desenvolvimento de novas habilidades;
- possibilidade de melhorar o raciocínio lógico;
- estimulação da criatividade e da construção de pensamentos críticos;
- preparação dos pequenos para o mercado de trabalho cada vez mais digitalizado.
Dicas de como usar a tecnologia na rotina das crianças
Saiba como é possível utilizar a tecnologia no dia a dia das crianças, de forma saudável e produtiva:
Estabeleça o tempo de interação
Determinar um horário fixo para que seu filho interaja com as telinhas pode ser uma boa forma de desenvolver a disciplina e a autonomia.
Além disso, ao saber o horário e o tempo de acesso, a criança estabelece uma rotina e fica longe do risco de passar horas e horas navegando pela internet.
Selecione jogos interativos online adequados para toda a família
A hora de brincar fica muito mais divertida quando envolve toda a família. No mercado, existem aplicativos e jogos direcionados especificamente às crianças e podem auxiliar o desenvolvimento da criatividade e até mesmo o raciocínio lógico.
Selecione jogos que pensam na faixa etária de cada um e procure sempre envolver os familiares nesse momento, tornando um momento de lazer divertido para todos.
Estimule a aprendizagem de um novo idioma
Aprender um novo idioma, como o inglês, por exemplo, pode ser um desafio para as crianças. Por isso, selecionar um método criativo e eficiente pode ser a chave para o sucesso.
Por meio de aplicativos e vídeos interativos, é possível reforçar o aprendizado do inglês de forma muito dinâmica. Incentive seu filho e desperte a curiosidade dele com vídeos infantis e histórias lúdicas.
Pesquise e selecione o conteúdo
Selecione conteúdos específicos que seus filhos possam ter acesso, somente assim você pode garantir a segurança e tranquilidade nesse momento de interação.
Analise o aplicativo, veja a indicação de idade e, se for necessário, explique à criança o motivo dos conteúdos selecionados. Estabelecer diálogo também é uma forma de demonstrar amor.
Seja o exemplo
Assistindo a séries, trocando e-mails ou mensagens via aplicativo, a verdade é que precisamos nos manter vigilantes para não dedicarmos horas excessivas à tecnologia.
Não se esqueça, as crianças estão sempre atentas ao comportamento dos adultos e aprendem muito pelo exemplo.
Com equilíbrio e diálogo, é possível incluir a tecnologia de maneira positiva na rotina dos filhos. E ainda é possível encontrar escolas que auxiliam ainda mais nessa interação aliada à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal.
Os Colégios Maristas trabalham com a educação tecnológica, alinhada com as novas tendências educacionais.
Os nossos estudantes aprendem mais sobre tecnologia na prática e ainda desenvolvem habilidades socioemocionais e cognitivas.
Quer que o seu filho faça parte disso?
Conclusão
Neste artigo, foi possível entender como a tecnologia é uma ferramenta que traz benefícios, mas quando utilizada incorretamente, pode ser maléfica.