Os esportes, assim como todo tipo de atividade física, são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Nessa faixa etária, elas estão aprendendo a conhecer seus corpos, a entender os benefícios de mantê-los em movimento e a dosar a intensidade com a qual se movimentam.
Por isso, os Colégios Maristas mantêm uma proposta pedagógica que preza pela utilização do esporte como forma de ensinar aos pequenos sobre diferentes habilidades.
O benefício das aulas de Movimento e Corporeidade para Educação Infantil
Nessas aulas, os estudantes Marista têm a oportunidade de desenvolver capacidades físicas e socioemocionais, comprovando as vantagens dessa abordagem de ensino e por que investir nela desde os primeiros anos das crianças no Colégio.
Alguns dos benefícios que eles experimentam por meio do movimento, das brincadeiras, da dança e de jogos motores são:
- Aprimorar a consciência corporal
- Trabalhar coordenação motora
- Melhorar equilíbrio e a lateralidade
- Estimular a criatividade
- Permitir a expressão e a imaginação.
Carlos Eduardo, coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Marista São José – Barra, explica: “É de suma importância a exploração global do corpo para as crianças. É o início do desenvolvimento de habilidades corporais que estarão presentes até a vida adulta. A escola que promove a Educação Física durante a grade curricular da Educação Infantil promove para os seus estudantes qualidade de vida, aprimoramento e coordenação motora.”
Jogos Internos Maristas
Pensando no desenvolvimento integral desde a primeira infância, os Colégios Marista também realizam os Jogos Internos Maristas – Mirim (JIM), um evento que mobiliza todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais para a participação em atividades esportivas e culturais, promovendo o trabalho em equipe e a socialização de todos.
Veja como foi o JIM – Mirim de 2024 nas redes sociais do Colégio Marista São José! Os JIM sempre foram um sucesso entre os Anos Finais e o Ensino Médio Marista, e incluir as crianças desde cedo nesse momento tão especial é uma forma de mostrar a elas a importância de manter o corpo em movimento no contexto de uma educação integral, pensada para formar adultos completos e protagonistas.