No intuito de motivar os estudantes a serem protagonistas do seu conhecimento, o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, por meio do Itinerário de Humanidades e Linguagens, motivou os alunos da 2ª série do Ensino Médio a montarem uma adaptação da história “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, para o Teatro.
Entenda como foi a atividade de teatro
Os alunos trabalham durante o 1º semestre toda a concepção do Espetáculo. Desde a adaptação do texto e todo o processo produtivo para tirar a peça do papel e levá-la ao palco. Roteiro, figurino, direção, cenário, música, financeiro, marketing e audiovisual, toda a produção do espetáculo foi de responsabilidade dos alunos com a orientação dos professores Heitor Campos, Joelson Rocha e Fabiola Bernardo, orientadores do Itinerário.
O resultado desse trabalho foi apresentado às famílias e convidados na primeira semana de julho, no auditório da Escola dos Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), surpreendendo o público presente.
“O espetáculo é resultado do trabalho realizado no primeiro semestre no Itinerário de Humanidades e Linguagens, dentro da proposta do Novo Ensino Médio. O objetivo deste tipo de atividade é motivar nos nossos estudantes o aprendizado com protagonismo. Os alunos se organizaram e o resultado foi belíssimo”, destaca Helton Sena, coordenador pedagógico do Ensino Médio.
Para o aluno Eduardo Romanha, um dos diretores do espetáculo, a experiência foi marcante. “Foi realmente muito incrível! Saio dessa aventura não só com conhecimentos sobre teatro, mas ao longo disso tudo aprendi um pouquinho sobre técnicas audiovisuais, divulgação nas redes sociais e, claro, sobre trabalho em equipe. Mesmo que eu não queira seguir pelo caminho das artes cênicas, acredito que todo esse contexto me tornou mais preparado para a vida profissional”, destacou o aluno.
Giulia Marchesi, foi a estudante responsável por adaptar o texto do livro para o palco segundo ela foi um desafio inesquecível.
“Participar do espetáculo teatral de Vidas Secas por meio da adaptação do roteiro e direção foi uma experiência marcante e um prazer enorme! Trazer de volta a apresentação de teatro da 2ª série à unidade Nossa Senhora da Penha pela icônica obra de Graciliano Ramos foi, claro, um desafio, ao mesmo tempo que uma jornada inesquecível e muito produtiva e divertida de se participar junto aos meus colegas. Apesar do receio que as adversidades para a realização do projeto traziam, alcançamos como resultado final uma apresentação sensacional e muito aclamada pelos espectadores! Carrego comigo, agora, graças a esse projeto, uma competência útil para a vida profissional incluindo melhor experiência de liderança, colaboração em equipe, comunicação, e do conjunto de técnicas que as artes cênicas englobam”, relata.
Pedro Alves, um dos diretores da peça, destaca também a importância desta experiência para seu futuro profissional e pessoal
“Achei esse trabalho espetacular, mesmo com as dificuldades e nervosismo, conseguimos dar o nosso melhor, tanto individualmente quanto como equipe. Trabalhar com os meus colegas diretores para desenvolver esse projeto proposto pelo itinerário não pode ser descrito em simples palavras. E apesar de ser um tanto trabalhoso, o teatro foi muito melhor do que eu esperava. Essa experiência vai ficar marcada nas nossas vidas para sempre e com certeza vai nos ajudar a fazer projetos futuros e trabalhar com pessoas que as vezes não conhecemos”, finaliza.
Conclusão
O Novo Ensino Médio do Marista procura integrar novas abordagens às aulas, como a prática do teatro.
Confira nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!