Estímulos constantes, mentores capazes e incentivo à criatividade e livre expressão: estes são alguns dos princípios que formam uma proposta de ensino que coloca a criança em um papel ativo no seu próprio aprendizado. Honrando este propósito e no centro desse método inovador, está a abordagem Reggio Emilia, fonte de inspiração para a Educação Infantil Marista.
O que é a abordagem Reggio Emilia
A proposta pedagógica de Reggio Emilia tem raízes na cidade italiana de mesmo nome e destaca-se pela importância de ver as crianças como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
Na abordagem, elas são vistas como curiosas, competentes e capazes de construir conhecimento por meio de interações sociais e da exploração do ambiente ao seu redor. Trata-se de uma forma de valorizar a expressão artística e a comunicação para que as crianças possam ampliar e expressar suas ideias.
Espaços de ensino fazem a diferença
Uma das principais características da abordagem Reggio Emilia é a importância do ambiente como “terceiro professor”. A organização dos espaços e a escolha dos materiais são pensadas de forma a estimular a curiosidade e a criatividade das crianças.
As salas de aula são projetadas para serem acolhedoras e inspiradoras, com recursos que convidam à investigação e ao jogo, permitindo uma aprendizagem lúdica. Além disso, a documentação do trabalho das crianças é uma prática fundamental, em que os professores registram e exibem os projetos e processos de aprendizagem, valorizando as ideias das crianças, servindo como ferramenta de reflexão para todos os envolvidos.
Conheça os espaços dos colégios Marista Centro-Norte!
Aplicação da proposta nos Colégios Maristas Centro-Norte
No Marista Centro-Norte, a formação continuada dos professores é um dos pilares que sustentam o sucesso da abordagem Reggio Emilia. Desde 2023, a equipe docente da Educação Infantil tem participado de momentos formativos focados nesse método, coordenados pela Gerência Socioeducacional.
Diante da complexidade e profundidade do assunto, é crucial que os educadores estejam em constante desenvolvimento. Como diferencial, a formação abrange o conhecimento teórico, além de incluir a prática reflexiva, a observação cuidadosa e a capacidade de criar um ambiente de aprendizagem rico e estimulante. Os docentes são vistos como pesquisadores que colaboram com as crianças no processo de descoberta e são incentivados a documentar e refletir constantemente sobre as práticas pedagógicas.
Uma abordagem visionária
Diferentemente de um currículo rígido, a abordagem Reggio Emilia exige dos professores uma postura de abertura e flexibilidade, adaptando e ajustando suas práticas com base nas observações e interações diárias com as crianças.
Esse compromisso com o aprendizado ao longo da vida também é um dos pilares do ensino Marista. Ele é essencial para manter a abordagem viva e relevante, permitindo que as crianças explorem e desenvolvam plenamente as habilidades do futuro e seus potenciais criativos e intelectuais, tornando-se, assim, cidadãos éticos, solidários, responsáveis e capazes de transformar a sociedade em que estão inseridas.