Uma das habilidades mais esperadas pelos pais nos primeiros anos de vida é a fala. Desde muito pequenos os bebês reproduzem as primeiras palavras através da escuta dos sons e das imagens à sua volta. Esta é, portanto, uma fase estratégica para a apresentação de um novo idioma.
Por esse motivo, o Colégio Marista optou por inserir, na grade curricular, a disciplina de Inglês desde o Maternal I.
As aulas nessas turmas são realizadas uma vez por semana para que as crianças possam iniciar a aprendizagem por assimilação, desempenhando, assim, um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e linguístico dos alunos.
Nesta idade, eles já começam a internalizar os padrões linguísticos de maneira natural, o que facilita muito a pronúncia.
A partir do Maternal III, as aulas passam a ser diárias, o que aumenta a familiaridade com as expressões, fomentando a empatia e a compreensão intercultural.
Para a coordenadora do Programa Bilíngue, Amanda Geórgia, as aulas em outro idioma promovem o aumento do controle inibitório e da neuroplasticidade cerebral, flexibilidade cognitiva e maior habilidade em tarefas metalinguísticas, que dão às crianças uma vantagem muito significativa no futuro, tanto no contexto educacional quanto no profissional, pois elas se tornam mais adaptáveis e versáteis.
A professora de inglês Maria Letícia, responsável pelas turmas do maternal, afirma que a evolução linguística dos alunos é perceptível em poucos meses de aula: “Para se ter ideia, as turmas do Maternal II já conseguem identificar e pronunciar várias palavras, como cores, números, sentimentos e animais. No Maternal III, além de tudo isso, elas sabem fazer orações em inglês e reconhecem comandos e combinados que fazem parte do nosso cotidiano”.
Habilidades que só foram possíveis devido à inclusão do bilinguismo nos primeiros anos de vida, pois, por meio dele, os alunos fortalecem não apenas as habilidades cognitivas, mas também a comunicação que os prepara para um futuro cada vez mais globalizado.