O NAC – Núcleo de Atividades Complementares visa gerenciar a prática de atividades físicas e esportivas, para incentivar a formação integral do estudante. Ele é formado por profissionais de Educação Física das diferentes modalidades.
Conectado aos demais serviços do colégio, articula as escolinhas, as equipes de treinamento, as competições internas e externas e as atividades lúdicas e recreativas.
E em 2023, o NAC – Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Dom Silvério conquistou 11 troféus nas principais competições do Estado.
Para Guilherme Bicalho, responsável pelas Equipes Esportivas do Colégio, a alegria da conquista de todos esses troféus pelos nossos estudantes atletas, nos enche de orgulho e faz com que acreditemos cada vez mais no processo formativo desses estudantes:
“Penso que o troféu, ele não é a parte principal das equipes esportivas, mas, sim, todo o processo formativo, de treinos, dedicação, entrega, durante o período preparatório para os jogos. E, isso, faz com que a gente se orgulhe muito, tanto dos nossos treinadores, quanto dos nossos estudantes, e ano que vem em 2024, estaremos firmes também na proposta de evolução tanto nos nossos treinamentos quanto das nossas conquistas”.
A prática de atividades físicas é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, pois é por meio dela que se mantêm saudáveis e têm crescimento adequado. Além de prevenir doenças, contribui no desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social.
E ainda ajuda aos alunos no respeito às regras, a ganhar e perder, como destaca o treinador de Vôlei, Igor Jabour:
“Eu tenho percebido o quanto o esporte e a competição, os torneios que as Equipes Esportivas participam, têm contribuído para os nossos alunos do Colégio Marista Dom Silvério. No sentido de aceitar a derrota, de entender o processo, que nem sempre vamos vencer. Isso prepara os alunos para o mundo, porque no mundo a gente não só ganha, às vezes, a gente vai perder; e essa derrota vai servir de inspiração para cada vez mais buscar a melhoria, buscar o ápice. Por isso, só tenho a destacar os pontos positivos que esses alunos conquistaram durante o ano de 2023”.
O exercício físico aumenta a vontade de estar junto, em ambientes e contextos que favorecem a troca de experiência, a interação, a valorização das diferenças e a inclusão.
Estar junto contribui aos vínculos afetivos, à colaboração e ao ânimo para as atividades diárias. Por isso, estaremos juntos para mais conquistas, em 2024!