O Núcleo de Atividades Complementares – NAC de Montes Claros encerra o ano de 2023 com conquistas inéditas.
Participamos do JEMG — Jogos Escolares de Minas Gerais, com as modalidades de futebol masculino e vôlei feminino categorias A e B, e fomos campeões municipais pela categoria B do vôlei feminino.
A partir desse momento, participamos de outros eventos dentro e fora do nosso município, como o Copa Verão de Vôlei, Festival de Vôlei — SESC e o Inter Marista em Belo Horizonte.
Os resultados das equipes mostram o quanto as aulas podem qualificar os estudantes como atletas de potencial profissional.
Segundo a coordenadora do NAC, Valquíria Moraes, “a participação nesses eventos foi tão relevante que ampliamos a oferta de escolinhas com um número maior de alunos por modalidade, além de abrirmos novas turmas para as escolinhas de basquete e handebol, já com grande procura pelos alunos”.
Para 2024, o colégio planeja concluir pelo menos uma equipe de cada modalidade coletiva: futsal, vôlei, basquete e handebol, e com elas, participar dos campeonatos municipais e estaduais, especialmente do Inter Marista, evento da rede Marista que acontecerá em Vila Velha, no Espírito Santo.
Os serviços oferecidos pelo NAC vão além de atividades esportivas e envolvem também propostas artísticas e culturais com aulas de balé, dança livre, danças parafolclóricas e teatro.
Essa é uma área do setor responsável pela divulgação, pelo incentivo e pelo desenvolvimento de variadas manifestações artísticas, primando, em especial, pela disseminação da cultura local e regional.
As turmas têm se destacado pelo desempenho, o que gerou inúmeros convites para participação em grandes eventos, como o Zanzando por aí, realizado pelos Catopés, as Festas de Agosto, além de apresentações para instituições como o Lar das velhinhas, a Escola Estadual Irmã Beata e o Espetáculo de 25 anos do Grupo Fitas.
A Mostra de Arte e Cultura realizada nos dias 23 e 24 de novembro também surpreendeu familiares e espectadores presentes.
A peça contou com alunos do maternal ao ensino médio e deixou os convidados impactados com o enredo sobre a história de Montes Claros, em que foram integradas diversas linguagens: dança, música e teatro.