Sob o tema “Quem estende a mão alcança a vitória”, o JIM 2023 do Colégio Marista Colatina não apenas celebrou proezas esportivas, mas também exaltou o autêntico espírito marista de solidariedade. Os estudantes, guiados por essa filosofia, arrecadaram alimentos valiosos para famílias em situação de vulnerabilidade.
“É o 52º JIM e a temática é especial, pois trabalha a dimensão da verdadeira vitória que vai para além das quadras. O tom solidário ganha, por isso, um significado mais forte. Arrecadamos alimentos para as famílias mais empobrecidas do nosso município e exercitamos não só o físico, mas também o coração” comentou o Diretor Jorge Vargas.
Além das competições esportivas que envolveram regras, trabalho em equipe, respeito, disciplina e superação, o evento teve este viés social notável.
A arrecadação de alimentos, impulsionada pelo empenho dos estudantes, resultou em números significativos: 1028 kg de arroz, 50 kg de açúcar, 224 kg de feijão e 3556 litros de leite. Essa contribuição beneficiará diversas famílias em situação de vulnerabilidade social na paróquia Sagrada Família da Diocese de Colatina.
O JIM continua a ensinar valores essenciais para a vida, indo além do campo esportivo, preparando os estudantes para desafios futuros e reforçando o compromisso com a comunidade e a solidariedade. A cada ano, essa celebração esportiva reafirma o compromisso do Colégio Marista com a formação integral e cidadã de seus alunos.
A coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC), Kátia Pedra, afirmou: “O JIM é mais que competição; é cooperação, interação, fraternidade e respeito ao outro. É inspirador ver nossos queridos estudantes Maristas unidos em equipe e pela solidariedade, vivenciando o espírito esportivo de forma saudável.”
E para alguns é momento de saudades. Nicolle Mineiro Moura já vivenciou diversas edições do evento, e 2023 marca como o último antes de sua formatura:
“É meu 7º ano participando do JIM e este ano ganhou um significado especial, afinal será o meu último. Mas nada de tristeza, pois é como dizem ‘ex-aluno, sim, ex-marista, nunca'”, compartilhou com entusiasmo.