O Ensino Fundamental é uma fase muito importante da educação básica e, por isso, traz alguns desafios para os alunos. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!
Essa etapa é cheia de novas descobertas para as crianças. Elas saem da Educação Infantil e, em seguida, passam a expandir os seus conhecimentos com maior capacidade de interagir, opinar e elaborar ideias.
Por isso, o estudo se torna mais completo e específico. Logo, é de se esperar que os estudantes enfrentem alguns desafios.
Tendo isso em vista, as escolas, no que diz respeito à comunidade educativa, à proposta pedagógica, aos métodos, às linhas, aos espaços, à infraestrutura e aos materiais, precisam oferecer apoio para que os alunos possam passar pelos desafios da melhor forma.
Neste artigo, trataremos sobre os principais desafios dos alunos e os aprendizados no Ensino Fundamental.
Boa leitura!
Quais são as etapas do Ensino Fundamental?
O Ensino Fundamental é a etapa que sucede a Educação Infantil. Trata-se do maior período da educação básica, com duração de 9 (nove) anos.
O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, dura 5 anos e atendem a faixa etária de 6 a 10 anos de idade, que corresponde do 1º ao 5º ano.
Já o Ensino Fundamental II, também chamado de Anos Finais, dura 4 anos e compreende a faixa etária de 11 a 14 anos de idade (do 6º ao 9º ano).
Nessa fase do ensino, o foco está em um desenvolvimento mais amplo.
Enquanto a Educação Infantil visa ao desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas simples, o Ensino Fundamental volta-se para a alfabetização, as descobertas, o domínio da leitura e escrita e a formação do cidadão.
As principais finalidades do EF são:
- fortalecer os laços de família e solidariedade;
- estimular competências básicas para socialização;
- desenvolver as características para exercício da cidadania, como iniciativa, responsabilidade, independência e autonomia;
- desenvolver habilidades socioemocionais, assim construindo sujeitos inteligentes emocionais;
- formar valores humanos sólidos e íntegros;
- ampliar o conhecimento teórico e prático para o Ensino Médio.
O Ensino Fundamental engloba quatro áreas de conhecimento, sendo elas Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Em cada área de conhecimento, diversos componentes curriculares são trabalhados. Normalmente, eles são:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Ciências;
- Língua Estrangeira (inglês e/ou espanhol);
- Artes;
- Educação Física;
- História;
- Geografia.
Quais são os desafios para alunos do Ensino Fundamental?
As instituições de ensino assumem um papel importante, pois são responsáveis por promover práticas pedagógicas integrativas e dinâmicas, aliando tecnologia e educação para o melhor desenvolvimento dos estudantes.
Com o planejamento das atividades, priorizando as necessidades dos estudantes em cada período e contemplando aspectos emocionais, intelectuais, espirituais e sociais, é possível encarar as adversidades de maneira leve e eficaz.
Veja alguns dos principais desafios dos estudantes durante o Ensino Fundamental e como a escola pode ajudá-los:
Alfabetização
Os dois primeiros anos do Ensino Fundamental precisam focar no processo de alfabetização. Sendo assim, os conteúdos dos diversos componentes curriculares devem ser direcionados para essa finalidade.
A criança deve ter à sua disposição todos os recursos pedagógicos para que ela possa se apropriar do sistema de escrita alfabética, desenvolvendo, assim, habilidades de leitura e escrita.
Como a escola pode ajudar: a escola deve atuar de forma integrada para a definição de planos de aula eficientes, que conversem entre si e possuam o mesmo objetivo final de alfabetizar o pequeno. Além disso, esse processo deve contar com materiais didáticos e ferramentas de qualidade.
Surgimento de dúvidas e receios
É nesse período que as crianças iniciam gradualmente sua passagem da infância para a adolescência, surgindo diversas dúvidas e receios.
É também nessa fase que os valores começam a ser construídos.
Como a escola pode ajudar: o acompanhamento pedagógico constante nesse momento é fundamental. Com profissionais qualificados, é possível perceber dificuldades e dúvidas individuais, oferecendo o apoio e acolhimento necessários.
Introdução de conteúdos mais complexos
O ciclo escolar do Ensino Fundamental é um dos mais extensos da educação básica no Brasil, por isso, é o momento de introdução a conteúdos mais complexos e interdisciplinares, preparando o aluno para seu futuro ingresso no Ensino Médio.
Como a escola pode ajudar: a adoção de uma metodologia moderna, com atividades extras podem auxiliar o aluno no momento da aprendizagem.
Distrações
Nesse cenário estimulante e de novas descobertas, é possível que os estudantes estejam mais propícios às distrações, o que é comum nessa fase.
Agora, os conteúdos são mais complexos e necessitam de maior foco do estudante.
Como a escola pode ajudar: professores qualificados são peças-chave para desenvolver métodos eficientes, lúdicos e dinâmicos, com a finalidade de compreender as individualidades e adaptar o ensino para que a participação do aluno seja ativa.
Uso da tecnologia
Com um mundo cada vez mais conectado, a nova geração tende a viver sempre com os olhos em alguma telinha. Porém, entender essa nova dinâmica e aliá-la à tecnologia de maneira positiva pode ser uma ferramenta poderosa em todo processo de aprendizagem.
Como a escola pode ajudar: é possível utilizar essa ferramenta de forma eficiente e produtiva. Seja por meio de plataformas virtuais ou gamificação, os professores podem explorar esse interesse dos alunos.
Nos Colégios Maristas, a proposta pedagógica foca no desenvolvimento integral dos estudantes, por intermédio de uma abordagem afetuosa e solidária, que valoriza:
- a formação humana;
- os resultados acadêmicos;
- a qualidade do ensino; e
- o incentivo ao protagonismo.
Aqui, o seu filho encontrará uma escola que o acolhe e o ajuda a enfrentar os seus mais variados desafios.
Para conhecer o nosso trabalho de perto, agende uma visita à unidade mais próxima de você!
Conclusão
O Ensino Fundamental é uma fase incrível para as crianças. Com instituições de qualidade, como o Marista, e o constante acompanhamento dos pais, é possível entender e encontrar soluções eficientes para os desafios que surgirem nessa jornada.
Deseja saber mais como o Marista apoia os estudantes em cada etapa da educação básica? Acesse agora mesmo!
Se você gostou do artigo e quer ler mais informações, dicas e conteúdos relevantes sobre Educação Infantil, confira nosso blog!