No Marista, acreditamos na educação integral que abrange diversas áreas fundamentais. O esporte, a arte, a formação de lideranças, as atividades pastorais, as ciências e um ambiente propício à aprendizagem são todos elementos essenciais dessa abordagem holística.
Não é focando em apenas um destes aspectos que conseguimos, enquanto instituição educadora, a formação do bom cidadão (e virtuoso cristão), mas sim em um conjunto de aspectos, como prediz a filosofia marista, que vem impactando a sociedade maranhense a mais de 100 anos.
Tendo sido protagonista do último espetáculo das escolinhas do Núcleo de Atividades Complementares (NAC), “O Grinch: o presente mágico de Natal”, Alex de Sousa Fialho Junior, 17 anos, é estudante da 3ª série do Ensino Médio e participa dos grupos de teatro e dança há pelo menos 3 anos.
Além do destaque nas modalidades artísticas, ele coleciona ainda certificados de destaque acadêmico, que é uma forma de reconhecer os alunos com as melhores notas nos componentes curriculares.
Nesta trajetória, um dos momentos mais marcantes, segundo ele próprio, foi apresentar “Faces e Fases do Amor”, espetáculo de dança que ficou em 5° lugar no Prêmio Educador Inovador Marista em sua categoria.
“Encontrar-me na dança me dá motivação para dar meu melhor todos os dias. Mudar a vida de pessoas e ter minha vida mudada. A Beehive (nome do grupo de dança da unidade educativa) me incentivou a criar meu próprio grupo de dança, a participar do teatro, a levar a dança para vida das pessoas. E se hoje eu encontro motivação para dar meu melhor nos estudos é porque eu encontrei minha vida na arte”, compartilha Alex.
Larissa Hiluy, educadora Marista há 15 anos e também ex-aluna e instrutora de dança no Marista Araçagy, complementa sobre os benefícios da modalidade:
“O grupo de dança Beehive está de portas abertas para quem quiser se jogar no mundo da dança! A dança é um bom treino cardiovascular de baixo impacto, dançar pode melhorar a saúde cardiovascular, aumentar a resistência, fortalecer ossos e músculos e prevenir doenças, além de desenvolver a agilidade, ritmo e percepção espacial e socialização”.