A pedagogia Marista está apoiada em dois pilares: a evangelização e a educação. Nela acredita-se que “se educa ao evangelizar e se evangeliza ao educar.” (cf. Marco Referencial de Evangelização).
Seguindo o legado deixado por São Marcelino Champagnat, fundador do Marista, a instituição preza não apenas pela excelência acadêmica, mas também pela formação humana e cristã dos alunos.
O cultivo da espiritualidade está presente desde o toque da Ave Maria no início das aulas, até as missões de solidariedade realizadas pelos alunos do Ensino Médio em comunidades de vulnerabilidade social.
Na sua práxis educativa, o Marista desenvolve projetos pastorais e solidárias nas áreas das infâncias, adolescências e juventudes, além da formação continuada com os colaboradores.
A assessora de Missão Cida Vieira explica que para cada faixa etária existe uma proposta diferenciada de formação, que vai desde o maternal I com o AMAR – Acolhida Marista, passando pela catequese de iniciação cristã (Primeira Eucaristia e Crisma), grupos de evangelização (Infância Missionária e Amiguinhos de Champagnat), grupos de protagonismo juvenil (Pastoral Juvenil Marista – PJM), grêmio estudantil, voluntariado e animação vocacional.
O carisma e a espiritualidade Marista ultrapassam os muros da escola com projetos e obras sociais que visam o cuidado das pessoas e da vida. Somente na Província Centro-Norte, o Marista possui 9 escolas sociais, totalmente gratuitas e está abrindo a sua 10ª unidade, no município de Januária.
Este jeito de ser e educar reafirma a compreensão de que a aprendizagem e evangelização no Marista são pautadas pelo compromisso com a vivência de um currículo impregnado de sentidos e significados, tendo em vista a formação integral do estudante.