As inovações tecnológicas que vivenciamos no nosso dia a dia, enquanto sociedade, estão presentes nas salas de aula através de recursos didáticos lúdicos, que promovem melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Através da robótica, os estudantes do Colégio Marista São José – Barra têm a oportunidade de enfrentar desafios de forma criativa, reflexiva e ética. Os alunos podem construir seus próprios robôs com diferentes designs e funcionalidades. Além disso, a cultura Maker, na qual a turma cria e constrói coisas com a própria mão, é aplicada na sala de aula.
“O aprender fazendo é nossa base norteadora. Temos soluções completas em metodologias ativas, unindo abordagem STEAM, cultura maker e aprendizagem baseada em projetos, tanto no período curricular quanto complementar, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio”, explica Pedro Corrêa, facilitador ZOOM.
A Unidade ainda oferta Clube de Inovação & Criatividade da Zoom Education for Life, que proporciona educação tecnológica no contraturno às crianças a partir dos 7 anos, por meio de aulas imersivas e divertidas, que aguçam a curiosidade e a livre resolução de desafios, tornando o aprender mais interessante para o estudante. O protagonismo dos estudantes também é trabalhado durante as aulas, com o desenvolvimento das competências comunicativas, cognitivas e socioemocionais. Alex Pereira, coordenador de Tecnologia Educacional do colégio, destaca que os alunos “trabalham em equipe, resolvem problemas e desenvolvem habilidades importantes para o futuro com soluções completas e alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular”.
Investimento
O ZmakerLab foi implementado este ano e é um diferencial da unidade. O ambiente tem o objetivo de contagiar, inspirar, despertar e incentivar a criatividade e o espírito colaborativo, através das novas tecnologias de fabricação, como a impressora 3D, plotter para corte de papel e a diversidade de materiais e insumos, que propiciam novas possibilidades de prototipação e novos conhecimentos para enriquecer a grade escolar.