Assistir a filmes pode ser uma excelente ferramenta de estudo de inglês, desde que as estratégias usadas maximizem a compreensão do idioma. Temáticas variadas, sotaques e diferentes velocidades de fala ajudam o ouvinte a naturalizar o entendimento de outra língua, além de ser uma forma divertida de incluir aprendizado em atividades lúdicas.
Uma das dicas mais importantes no processo de aprender inglês é escolher filmes que você goste e que, principalmente, estejam de acordo com o seu nível de conhecimento.
Veja algumas sugestões para você se divertir e aprender inglês através do cinema:
Filmes bons para cada nível de inglês
Iniciante: Toy Story
Por quê? Conversas curtas e diretas, ideal para praticar inglês básico, além de uma temática que não tem muita complexidade de vocabulário.
Intermediário: Forrest Gump
Por quê? História envolvente, com diálogos claros e muito explicativos para enriquecer o vocabulário, além de expressões culturais americanas.
Avançado: A Rede Social
Por quê? Diálogos rápidos e sofisticados, vocabulário um pouco mais técnico e moderno, ótimo para entender conversas mais complexas e sutilezas.
Dicas para aprender inglês com filmes
A especialista do Programa Bilíngue do Colégio Marista São José – Montes Claros, Amanda Geórgia, relata que os filmes têm auxiliado muito os alunos no processo de aquisição de vocabulário, o que, consequentemente, impacta significativamente o desenvolvimento das habilidades necessárias para se tornarem fluentes.
Ela compartilha algumas dicas que podem fazer a diferença no entendimento e aprendizado do idioma enquanto se assiste aos filmes:
- Legendas: Comece com legendas em português e, gradualmente, mude para legendas em inglês. Isso é um bom exercício de prática auditiva “listening”, além de ampliar o vocabulário e ser uma ótima oportunidade de trabalhar a leitura e interpretação (“reading and comprehension”).
- Repita e anote: Não hesite em pausar o filme para repetir frases ou anotar palavras novas. Isso reforça o aprendizado e ajuda na memorização.
Para que esse recurso seja mais eficaz, a sugestão é fazer do hábito de assistir a filmes uma parte regular dos estudos. Com essa prática, é possível que crianças e adolescentes melhorem suas habilidades linguísticas de uma forma muito mais agradável e ainda se mantenham atualizados culturalmente.
Quer conhecer mais sobre as iniciativas de educação bilíngue Marista? Clique aqui e confira!