Page 5 - Tempo Integral
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A escola de tempo integral requer um projeto histórico, cultural e
socialmente relevante caracterizado pela diversificação de conteúdos,
de metodologias e oferta de atividades educativas que atendam às
necessidades e potencialidades dos estudantes.
UMBRASIL - Projeto Educativo do Brasil Marista
Em 2019, o Marista Centro-Norte lançou a primeira edição das orientações institucionais
para implementação do Tempo Integral nas unidades educacionais. A partir das experi-
ências obtidas, nesse período, em 14 colégios, atentos ao contexto social e com o objetivo
de proporcionar uma oferta que se diferencie na qualidade e que gere viabilidade finan-
ceira, apresentamos esta segunda edição.
Como principais novidades, revisamos dimensões, agrupamentos e responsáveis, con-
forme a realidade de nossas unidades. Esperamos, com essas orientações, que o Tempo
Integral se torne mais acessível e com atividades mais padronizadas no atendimento aos
estudantes maristas.
Consolidamos, nessa edição, o Núcleo de Atividades Complementares em nossas uni-
dades, a partir do entendimento que não são tarefas ou afazeres extras e dissociados de
nosso projeto educativo, mas que completam nossa proposta de formação integral. Nes-
se sentido, reforçamos nosso posicionamento do Tempo Integral que, embora seja uma
atividade complementar, constitui-se espaçotempo de prática essencialmente pedagógi-
ca e, portanto, de responsabilidade direta da Vice Direção Educacional.
Ao seguir o legado de São Marcelino Champagnat, no documento Missão Educativa
Marista (MEM), afirma-se que um dos principais pressupostos da educação marista é a
“educação integral, elaborada a partir de uma visão cristã da pessoa humana e do seu
desenvolvimento” (p. 41).
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