Page 190 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 190
8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
8º Ano do Ensino Fundamental – 2ª etapa – Units 4, 5, 6
2ª ETAPA HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
Problematizar os padrões de desempenho, saúde e beleza
estabelecidos na contemporaneidade, identificando as conse-
quências dos excessos, no que se referem às práticas de exer-
UNIT 4 – HEALTHY cícios físicos e do uso indiscriminado de recursos ergogênicos
BODY, HEALTHY farmacológicos. (Matriz de Educação Física)
MIND Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos: barras, co-
CLIL Project: THE lunas, setores e linhas para representar um conjunto de dados
P.E PROJECT – A coletados em pesquisa. (Matriz de Matemática)
report / graph Planejar, elaborar, coletar e organizar dados
de pesquisas envolvendo temáticas de natureza científica e so-
cial. (Matriz de Matemática)
Produzir textos literários e não literários, multimodais e tradi-
cionais, adequados aos objetivos propostos (tema/estrutura/
UNIT 5 – SAVE suporte) e à função social do gênero em estudo. (Matriz de
OUR PLANET! Língua Portuguesa)
The Culture Project: Discutir intervenções antrópicas que geram impactos ambien-
A magazine article tais e alterações no clima e nos ciclos naturais do planeta e pro-
por ações responsáveis para mitigar esses impactos. (Matriz
de Ciências da natureza)
UNIT 6 – THINK
OUTSIDE THE BOX Usar a tecnologia para desenvolver um projeto de invenção de
CLIL Project: THE um dispositivo que auxilie na resolução de problemas ambien-
TECHNOLOGY tais. (Cambridge Life Competencies)
PROJECT
190 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue