Rogério Ferreira, em sala de aula, no Colégio Marista Patos de Minas (MG) – Foto: arquivo pessoal

Inicio minha apresentação parafraseando João Cabral de Melo Neto, que, em sua obra “Morte e Vida Severina”, apresenta seus retirantes mais ou menos assim: sou Rogério Manoel Ferreira, filho de dona Maria, do seu Joaquim Bombeiro, lá das bandas do Alto Paranaíba, mais precisamente da cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais. Tenho 44 anos de idade e sou pai de um lindo e especial garoto, chamado Gabriel. Sou um caminheiro de Maria, assim como Champagnat!

Minha experiência Marista começou bem cedo, desde os tempos do colegial, quando comecei a estudar no Colégio de minha cidade natal. Logo aos términos dos estudos, fui convidado a fazer uma experiência vocacional com os irmãos, que perdurou até a formação no Juniorato, época em que resolvi seguir outros caminhos.

Entretanto, o caminhar me levou de volta ao lar (ao Marista), pois, depois de alguns anos afastado e trabalhando em outras áreas, voltei a me encontrar novamente no Colégio Marista Patos de Minas, agora como professor. Além de professor, já atuei na Coordenação Pedagógica e na Coordenação de Pastoral do Colégio.

Atualmente, sou professor da Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental II e Médio, além de participar da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), e atuar na Coordenação Provincial do Movimento, como assessor de Formação e Comunicação.

Ser Marista Leigo

Ser Marista Leigo, para mim, tem um sabor muito especial. Ser Marista é ser um caminheiro de Maria. É confiar plenamente nos desígnios de Deus sobre nossa vida. Champagnat teve um sonho, era um visionário. Nós somos continuadores de seu sonho, de seu carisma.

A participação no Movimento Champagnat me permite continuar aprofundando a identidade e o carisma Marista, como leigo. Cada fraternidade é uma célula viva de continuidade e de espiritualidade Maristas. Encontro-me em fraternidade, como uma família, buscando vivenciar a espiritualidade, a vida compartilhada e a missão legadas por Marcelino Champagnat.

Somos semeadores de sonhos e futuros! Somos, como fraternidade, continuadores dos sonhos, construtores de novas pontes e caminhos para os mais necessitados. Carregamos, no coração e nos braços, a vitalidade e a continuidade daquilo que o Padre Champagnat iniciou, tornando Jesus Cristo conhecido, amado e seguido.

Acredito que a participação leiga no Instituto Marista é a continuidade daquilo que Champagnat e os primeiros irmãos começaram a trilhar. Fazemos parte do Instituto Marista e somos os semeadores de uma vida nova, com a presença da Boa Mãe, Maria, a nos abençoar.

Sempre admirei a vida de Champagnat, em todas as suas biografias e histórias, lidas e contadas desde às épocas de aluno. Entretanto, duas características dele mais me chamam a atenção: a confiança plena em Maria, como uma criança que se coloca nos braços da mãe; e sua visão de futuro, mesmo sendo um homem de seu tempo e com os pés no chão, que fizeram com que suas experiências pessoais se tornassem modelo de virtude e de vivências para todos nós.

Em toda parte do mundo, o nome Marista é reconhecido como sinônimo de excelência e de entrega total às crianças, adolescentes e jovens, principalmente aos mais necessitados. A ideia fundacional de Champagnat se referia ao fato de os primeiros Irmãos serem educadores e catequistas!

Sim, somos educadores e catequistas. Acredito que esta é a nossa missão, como Maristas leigos, em todos os campos de atuação do Instituto: educar evangelizando e evangelizar educando!

Termino este pequeno depoimento, citando João Cabral de Melo Neto:

“E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que  ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida; mesmo quando é assim  pequena a explosão, como a ocorrida; como a de há pouco, franzina mesmo quando é a explosão de uma vida Severina”.

MELO NETO, João Cabral de. . Morte e vida Severina: e outros poemas para vozes.

Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

Rogério Manoel Ferreira

Professor – Colégio Marista Patos de Minas

Membro da Coordenação Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM)

Acesse todos os depoimentos

1. Ir. José Augusto Alves

Que lindo depoimento. Obrigado, Rogério, pelo testemunho simples, sincero e profundo de ser leigo marista. Com orgulho, me sinto seu irmão de caminhada. Bem-vindo à família marista!!!!