Sarau Literário

O temo SARAU vem do latim, SERANUS, que dá origem à palavra galega serão e, posteriormente, serão em português. Sarau é um evento em que as pessoas se encontram para se manifestarem artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, narrativas, músicas, teatro e artes plásticas (pinturas, esculturas).

É um evento bastante comum no século XIX e vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos, apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.

 Portanto, conhecer a história dessa arte traz emoção e vivacidade aos nossos olhos, pois os Saraus, que eram manifestações artísticas apresentadas para os nobres e reis, hoje em dia, ainda estão presentes em nosso cotidiano, fazendo de nossas vidas um eterno teatro.

São Marcelino promove Sarau Literário

Já dizia Rubem Alves: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra”. Em consonância com esse pensamento, A Escola São Marcelino Champagnat realiza Sarais Literários nos quais homenageia alguns dos grandes poetas brasileiros, estes que revivem durante as apresentações dos educandos.

O evento é organizado pela bibliotecária da escola, a senhorita Ana Katia, em parceria com a coordenação pedagógica, professores, alunos e funcionários da instituição. E traz uma proposta de incentivo à leitura, à cultura e à arte brasileira, pois, infelizmente, às vezes, elas são esquecidas diante de tantos conteúdos programáticos que engessam o currículo escolar. Assim, encerrando tudo, esse momento não só honra os grandes artista, mas, com certeza, revela muitos outros.