O projeto “Conhecer a identidade na diversidade” foi realizado durante o segundo trimestre letivo, pelos alunos dos 7º anos A e B da “Escola Marista São Marcelino Champagnat”.

Ao abordarem tal temática, os professores Marcelo Ribeiro da Silva Filho, da disciplina de Geografia, e Luana Fernandes Silva, da disciplina Educação Patrimonial, visaram, despertar nos estudantes o interesse em conhecer e valorizar as realidades diversas presentes no território brasileiro e que formam a identidade cultural de um povo.

Isso para mostrar que a cultura de um povo é formada por vários elementos, como: crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. Por isso, em sala de aula, os alunos foram dispostos em grupos de pesquisa para analisarem os elementos culturais, bem como patrimônios culturais e organizarem, de forma criativa, as apresentações e exposições.

No decorrer do processo, os educandos puderam perceber que, o Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes dos povos formadores e imigrantes, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.

Por fim, a culminância deste projeto ocorreu no último dia 31 de agosto, com exposições e apresentações culturais de degustação de comidas típicas, que foram apreciadas pelos alunos dos 5º e 6º anos. Destarte, foi realmente uma notória oportunidade de troca de saberes e absorção de conhecimentos diversos, tudo de forma dinâmica e contextualizada.

Clique aqui e acesse a galeria de imagens.