• AULA DE CAMPO – Atentos à excelência acadêmica e tendo o foco no cuidado pedagógico com a aprendizagem significativa dos estudantes, realiza-se aulas de campo, momento específico para a mobilização de diversos saberes, a fim de ampliar a visão de mundo por meio de observações e vivências.
  • AULÕES INTERDICIPLINARES (9º ANO) – Visando ao aprofundamento das aprendizagens e à consolidação dos conhecimentos, oferecemos numa perspectiva interdisciplinar aulões que proporcionam maior significado às aprendizagens, bem como amplia o ritmo e o desempenho dos estudantes.
  • BANCAS DE ESTUDOS– Com foco na aprendizagem significativa dos estudantes, oferecemos Bancas de Estudos do 7º ao 9º ano. Um espaço de aula semanal, ministrada por professores Maristas. Sendo estas voltadas para os que estão apresentando fragilidades em seu processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
  • CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CONIC) – O Congresso de Iniciação Científica vem favorecer a execução de projetos de pesquisa que estimulem o questionamento e a busca por soluções. O CONIC elenca a pesquisa como base para a aprendizagem dos estudantes e enfatiza a importância da investigação, e da pesquisa nos moldes científicos, criando possibilidades para gerar novos conhecimentos e de confirmar e/ou refutar conhecimentos já existentes.
  • DIMENSÃO PASTORAL PEDAGÓGICA – Propomos a vivência de uma educação que contemple as dimensões constitutivas do ser humano, oportunizando o desenvolvimento acadêmico, espiritual, esportivo e cultural. Através de projetos que são realizados com o objetivo de possibilitar a formação cristã, cognitiva, crítica, social, ética e afetiva. Com um perfil próprio à pedagogia Marista, o Ensino Fundamental se destaca pela humanização, presença constante e fortalecedora de virtudes e valores, priorizando a experimentação e o estímulo a criatividade, rumo ao crescimento acadêmico.
  • DISCIPLINAESCOLAR – O olhar atento da equipe pedagógica e a parceria com a família favorecem o acompanhamento do estudante com foco na aprendizagem significativa de maneira disciplinada, a fim de trabalhar a disciplina de forma preventiva, identificando e direcionando as situações observadas para a equipe pedagógica.
  • FORMAÇÃO CIDADÖ uma formação integral é ajudar o estudante a perceber a si próprio, ao outro e aos contextos socioculturais que o cercam atuando adequadamente nas situações que lhes são apresentadas. A educação Marista prepara-os para perceber e atuar crítica e eticamente em sala e fora dela, respeitando as diferenças e os contextos.
  • PROGRAMA MARISTA DE AVALIAÇÃO (PMA) – Avaliação diagnóstica que ocorre para os estudantes de toda a rede Marista do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, e compreende um instrumento que tem por objetivo identificar a apropriação e domínio de habilidades da leitura e escrita e das principais habilidades relacionadas à aprendizagem Matemática.
  • ROTINA DE ESTUDOS – Orientação para que se construa uma rotina de estudo a ser realizada pelos estudantes apoiados por um horário de estudo, visando auxiliar no processo de autonomia no gerenciamento de suas aprendizagens. Ainda dispõem de uma sinalização diária das atividades a serem executadas em casa através do NeAD (Núcleo de Educação a Distância) – espaço em que as atividades e materiais de aulas são virtualmente disponibilizados para os estudantes, favorecendo suas aprendizagens.
  • SIMULADOS – Visando à importância da preparação para o futuro e sem, contudo, desconsiderar o desenvolvimento emocional dos adolescentes nesse processo de aprendizagem dos nossos estudantes, realizamos Simulados, no modelo Enem e também dos principais vestibulares, objetivando imprimir ritmo, apropriação e aproximação com os estilos de avaliação de larga escala a que eles serão submetidos futuramente.
  • SISTEMA MARISTA DE AVALIAÇÃO (SIMA) – Por considerarmos a preparação e o desenvolvimento pedagógicos, de nossos estudantes, como fator imprescindível a nossa prática, aplicamos no Colégio Marista São Luís aos estudantes do 9º ano o Sistema Marista de Avaliação (SIMA). Avaliação de larga escala que consiste em um bloco de avaliações nas quatro áreas de conhecimentos (Linguagens/ Matemática/ Ciências da Natureza/ Ciências Humanas) apresentando para o estudante uma visão geral dos processos de ensino e de aprendizagem ocorridos ao longo de todo os anos finais do Ensino Fundamental.
  • SOCIALIZAÇÃO– Entendendo que o processo de socialização dos indivíduos na adolescência é um fator importante; nossos estudantes vivenciam atividades             pastoral-pedagógicas para facilitar a integração e, consequentemente, a socialização, ajudando-os nesse processo de aceitação do outro com suas particularidades e respeitando as diferenças.
  • TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL (REDAÇÃO) – Com o Caderno de Produção Textual – Material exclusivo do Colégio Marista São Luís – o trabalho realizado com os estudantes em sala de aula se constitui em uma ferramenta pedagógica que garante a construção e o alinhamento das competências elencadas pelo Enem, respeitando as especificidades presentes em cada ano escolar.