BIBLIOTECA – Regulamento 2019

Cap. I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – A Biblioteca presta seus serviços, exclusivamente, à comunidade educativa do Colégio Marista São Luís.

Art. 2º – É permitido o acesso dos usuários às estantes do acervo.

Único – É permitida a entrada de usuários com cadernos e livros não pertencentes ao acervo. Bolsas, mochilas, fichários, pastas e sacolas devem ser deixados no espaço de “guarda-volumes”, não cabendo à biblioteca fiscalizar esse material. Os materiais deixados no guarda-volumes por mais de 1 semana serão encaminhados ao setor de ‘Achados e Perdidos’ do Colégio.

Art. 3º – A Biblioteca fornece aos setores internos do Colégio, mediante solicitação por escrito do(a) colaborador(a), as publicações necessárias ao desenvolvimento de suas atividades.

Único – Os(As) colaboradores(as) responderão pelas obras solicitadas e por sua devolução à Biblioteca, quando de seu desligamento do Colégio ou quando o seu uso for dispensável.

CAP. II – INSCRIÇÃO DE USUÁRIOS

Art. 4º – Educadores(as), educandos(as) e colaboradores(as) podem se inscrever como usuários(as) da Biblioteca, com direito a realizar consultas e empréstimos de materiais do acervo apresentando o Cartão de Acesso ou Carteira de Estudante.

Único – O Termo de Compromisso para inscrição na Biblioteca é distribuído no Balcão de Atendimento (1º andar) e para torná-lo válido, o(a) educando(a) deve trazê-lo de volta assinado e preenchido pelo(a) responsável, provando ciência das condições para utilização dos serviços da Biblioteca que estão contidos no Termo.

CAP. III – EMPRÉSTIMO E CONSULTA DE PUBLICAÇÕES

Art. 5º – Não é permitido o empréstimo domiciliar das Obras de Referência: dicionários, enciclopédias, coleções especiais, DVDs e obras em sistema especial de empréstimo. 

Art. 6º – Gibis e revistas poderão ser emprestados, apenas nas sextas-feiras (1 exemplar de cada) para devolução na segunda-feira seguinte.

CAP. IV – LIMITES E PRAZOS DE EMPRÉSTIMOS, RENOVAÇÕES E RESERVAS DE PUBLICAÇÕES

Art. 7º – Aos(Às) educandos(as) do Colégio, é permitido o empréstimo de publicações (livros) pelo prazo de 07 (sete) dias consecutivos. Os empréstimos aos(às) educandos(as) serão permitidos da seguinte forma:

  • Educação Infantil – é permitido o empréstimo de 1 publicação;
  • Ensino Fundamental – é permitido o empréstimo de 2 publicações;
  • Ensino Médio – é permitido o empréstimo de até 3 publicações.

Art. 8º – Aos(Às) educadores(as) e colaboradores(as) do Colégio, é permitido o empréstimo de até 03 (três) livros pelo prazo de 14 (quatorze) dias consecutivos.

Art. 9º – Aos(Às) ex-educandos(as) e aos pais de educandos(as) matriculados(as), não é permitido o empréstimo de publicações do acervo da Biblioteca e a permanência na Biblioteca só será possível, com a anuência da Direção.

Art. 10º – O prazo de empréstimo pode ser renovado somente pelo usuário que o fez, desde que não haja solicitação de reserva feita por outro usuário. A renovação pode ser solicitada no dia estipulado para a devolução, 24 horas antes ou depois dessa data, por telefone ou no Balcão de Empréstimos (neste caso, mediante a apresentação da publicação emprestada).

Único – Há um limite para a renovação de até 03 (três) vezes por publicação.

Art. 11º – As publicações indicadas pelos(as) educadores(as) como leitura obrigatória (livros adotados) são colocadas em sistema especial de empréstimo: apenas dos finais de semana (leva na sexta-feira e entrega na segunda-feira seguinte).

Art. 12º – A reserva de publicações para empréstimo pode ser feita no Balcão de Empréstimos e obedece à ordem cronológica das solicitações.

  • Ao usuário não é permitida a reserva de publicações que já se encontram em seu poder.
  • O nome do usuário é divulgado (através de quadro indicativo na Biblioteca) quando do retorno da publicação reservada, que fica à sua disposição por 1 (um) dia, após sua devolução.

CAP. V – DA UTILIZAÇÃO DOS AMBIENTES DA BIBLIOTECA

Art. 13º – O usuário poderá utilizar os computadores do Laboratório, exclusivamente para pesquisas escolares solicitadas pelos(as) educadores(as), mediante agendamento com o(a) Gerente de TE (Tecnologia Educacional).

  • Não é permitido o acesso a Redes Sociais e outros sitesque tenham a mesma finalidade de lazer.
  • A sala para estudo em grupo poderá ser utilizada após agendamento com o(a) funcionário(a) do Balcão de Atendimento.
  • O uso do celular não será permitido na Biblioteca, exceto quando o(a) educando(a) estiver acompanhado(a) do(a) educador(a) para a realização de algum trabalho/pesquisa/atividade.

CAP. VI – RESPONSABILIDADES E SANÇÕES

Art. 14º – Em caso de extravio ou dano da publicação, o usuário, responsável pela publicação que lhe foi emprestada, deve repor à Biblioteca outro exemplar da mesma obra.

Único  Em se tratando de publicação esgotada, a obra a ser reposta pode ser substituída por outra de valor e de conteúdo equivalente, a critério da coordenação da Biblioteca.

Art. 15º – O atraso na devolução de publicações implica em uma penalidade ao usuário, conforme a determinação abaixo:

  • A partir de 1 (um) dia de atraso até o nono dia, o(a) estudante deverá doar para o acervo, um exemplar usado de literatura, paradidático ou do Ensino Médio.
  • A partir do 10º (décimo) dia de atraso, contando da data de devolução escrita na contracapa do livro, o usuário estará sujeito a uma penalidade, através da taxa/multa de R$ 1,00 para cada dia útil, contados desde o 1º (primeiro) dia de atraso até o dia da entrega, que deverá ser paga no Setor Financeiro.
  • A doação do livro, como penalidade pelo atraso na devolução, deve ser realizada no balcão de empréstimos da Biblioteca, na presença do(a) colaborador(a) deste setor.
  • Somente após a devolução do material e o cumprimento da penalidade da multa (doação do livro ou taxa), o usuário poderá efetuar outros empréstimos e/ou fazer renovações disponíveis.

Art. 16º – Ao término do ano letivo, a Biblioteca informa à Secretaria Escolar os nomes dos usuários em débito e a cada 3 meses, informa para a Coordenação e Vice-Direção Pedagógica os usuários pendentes na devolução dos livros.

  • Os usuários em pendência não podem efetuar a matrícula, devendo ser encaminhados à Biblioteca pela Secretaria Escolar para regularizarem a situação.

Art. 17º – Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos com a Direção do Colégio e com a Coordenação da Biblioteca.

TERMO DE COMPROMISSO PARA INSCRIÇÃO NA BIBLIOTECA – ANO 2019