A história do Colégio Marista São Luís pode ser narrada a partir de um olhar engajado a fatos históricos marcantes no cenário mundial. Fatos que impulsionaram a expansão da presença dos irmãos maristas em terras pernambucanas, consolidando-se a filosofia do Instituto, baseada no jeito mariano de educar, evangelizando crianças e jovens de muitas gerações.

Em 2 de julho de 1910, os Irmãos Romildo e Martírio, e mais oito discípulos do Juvenato de Aubenas, desembarcaram do vapor inglês Oriana e recolheram-se ao sobradão da Estação Ponte d’Uchôa, constituindo uma comunidade religiosa Marista.Em 6 de fevereiro de 1911, o Irmão Paulo Berchmans funda, naquele sobrado, o Colégio Imaculada Conceição, que recebe os seus primeiros alunos.

Em 1921, o Colégio é transferido para a Rua do Hospício, no centro da cidade do Recife, onde passa, em 1924, para a Av. Conde da Boa Vista, com o nome de Colégio Marista do Recife.

O Casarão da Ponte d’Uchôa passa a receber, uma vez por semana, os alunos do centro do Recife, para a prática de esportes. Ainda neste ano, reabre-se o sobrado de Ponte d’Uchôa, com o nome de Externato São Luís, oferecendo o curso primário.

Os Irmãos Felipe Eduardo, João Clímaco e João Luís, integrando uma pequena comunidade, reanimaram o espírito Marista e, em 1928, dão início ao curso ginasial e ao curso noturno gratuito.

Tornou-se comum os alunos, ao concluírem o ciclo de estudo, dirigirem-se ao Colégio Marista do centro do Recife para cursar o colegial.

Neste espaço de tempo, o Colégio São Luís cresceu bastante, mas é só em 1962 que começa a funcionar o curso colegial. A crescente demanda de alunos levou, pouco a pouco, o velho sobrado a ser substituído por um moderno prédio.

O Colégio Marista São Luís é uma unidade educacional integrante da Província Marista do Brasil Norte (UNBEC), Instituição Educacional Confessional Católica, que funciona à luz da filosofia de São Marcelino Champagnat, objetivando a formação integral da criança e do jovem, contribuindo, assim, para o exercício de uma cidadania crítica, dentro dos princípios cristãos. Atualmente, atende da Educação Infantil ao Ensino Médio.

No ano de 1993, quando se comemorou os 90 anos da Província Marista do Brasil Norte, o Colégio vivenciou uma nova experiência: passou a ser dirigido por leigos Maristas. Assumiu a Direção a Educadora Maria do Carmo Sousa Motta, com as vice-diretoras Lucrécia Cristina Santos Araújo (Administrativa) e Teresa Cristina Cahú Brotherhood de Oliveira (Educacional). Esta gestão perdurou até 16 de dezembro de 2000.

A partir de 2001, o Colégio retornou à administração de um irmão Marista, Ir. Aílton dos Santos Arruda, que manteve as vice-diretoras. No período do 2° semestre de 2005, o Ir. Aílton Arruda assumiu também a direção da Faculdade Marista do Recife, daí sendo nomeada diretora-adjunta a Sra. Mafalda Mensurado, que em dezembro de 2005, foi nomeada Diretora do Colégio, permanecendo até 30 de junho de 2007.

No segundo semestre de 2007, o Colégio Marista São Luís passou a ser dirigido pelo Ir. José Artur de Câmara Cardoso, tendo como colaboradoras diretas a professora Teresa Cristina Cahú Brotherhood de Oliveira, na Vice-Direção Educacional, e a Sra. Lucrécia Cristina Santos Araújo, na Vice-Direção Administrativa.

Em 2012, a equipe gestora foi ampliada. Tendo como seu diretor o Ir. José Artur de Câmara Cardoso; a vice-diretora educacional, a professora Teresa Cristina Cahú Brotherhood de Oliveira; a assessora pedagógica, a professora Lucielma Ribeiro da Silva; a vice-diretora administrativa, a Sra. Lucrécia Cristina Santos Araújo; e o assessor administrativo, o Ir. Raimundo Nonato de Oliveira.

A partir de 26 de outubro de 2012, tomou posse no cargo de diretor o Ir. Iranilson Correia de Lima, tendo como missão contribuir para que o Colégio Marista São Luís se torne, cada vez mais, uma casa de educação que prima pela excelência acadêmica, a partir da base da perspectiva integral, visando formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos”. Em 2015, foram confirmados na Direção do Colégio Marista São Luís o Ir. Iranilson Correia de Lima, como Diretor Geral; a Sra. Lucielma Ribeiro da Silva, na Vice-Direção Educacional; a Sra. Lucrécia Cristina Santos Araújo, na Vice-Direção Administrativa; o Ir. Raimundo Nonato de Oliveira, na Assessoria Administrativa; e o Ir. Eduardo D’Amorim , na Assessoria de Arte e Cultura.

Em 15 de dezembro de 2016, o ex-Provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte (de 2009 a 2015), Ir. Wellington Mousinho de Medeiros, tomou posse como Diretor Geral do Colégio Marista São Luís; assumindo o cargo junto à Sra. Lucielma Ribeiro da Silva, na Vice-Direção Educacional, e ao Sr. Alex Sandro Silva Gomes, na Vice-Direção Administrativa.

No ano de 2018, a equipe gestora continuou com o Diretor Ir. Wellington Mousinho de Medeiros, a Vice-Direção Educacional com a Sra. Lucielma Ribeiro da Silva e na Vice-Direção Administrativa o Sr. Leonardo Pessoa de Melo Gomes

A vivência de uma história centenária ou de uma “paixão centenária”, como a comunidade educativa a definiu, em 2010, no centenário do Colégio, protagoniza para o Instituto Marista um encontro que deverá sempre congregar irmãos e leigos em torno de uma mesma mesa, a fim de reafirmar uma presença enquanto membros de uma mesma família, unidos por mesmo coração.