Uma experiência mobilizadora de novas aprendizagens foi planejada para acontecer entre os dias 08 a 10 de agosto, para os estudantes dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, em todos os Colégios da rede Marista, que será a aplicação do Programa Marista de Avaliação (PMA).

O PMA compreende um instrumento avaliativo com o objetivo de examinar o processo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente com ênfase na leitura e escrita e resolução de   situações-problema. O programa, apesar de caráter avaliativo, não tem finalidade classificatória, trata-se de um instrumento diagnóstico, que visa contribuir para o planejamento de estratégias pedagógicas pelo educador em sala de aula, bem como posicionar o estudante sobre o seu nível de competência nas áreas de Linguagem e de Matemática.

Esse modelo de avaliação possibilita aos estudantes se apropriarem, cada vez mais, dos modelos de avaliações desenvolvidos em larga escala, favorecendo aos mesmos adquirir habilidades essenciais para produzir boas redações como também testar seus conhecimentos nas demais áreas do Programa.