Entre os dias 4 e 8 de junho, as unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte vivenciou a semana Champagnat, e no Colégio Marista São Luís não foi diferente.

Com o tema “Somos farol da esperança”, os estudantes participaram de uma semana intensa, na qual através de recursos didáticos puderam estar de frente às questões emergentes do mundo contemporâneo, como as crises migratórias, perseguições políticas, religiosas ou até mesmo existenciais, sendo guiados a sempre procurar possuir a verdadeira luz irradiada da pessoa de Jesus de Nazaré, diante de tais questões.

Durante toda a semana, o espaçotempo do Colégio estava imbuído de músicas maristas e de orações inspiradas no XXII Capítulo Geral (texto base da Semana Champagnat) pelo som do Colégio. Assim como, também ocorreram atividades interdisciplinares em sala de aula com a mediação dos professores e diversas vivências com grupos pastorais, com visitas aos espaços educativos para uma breve reflexão sobre a importância dessa Semana, entrega de fitinhas temáticas e realização do convite à tão esperada Missa de Champagnat, que ocorreu no dia 6 de junho e contou com a procissão das crianças do Maristinha até a capela com bandeirinhas e símbolos.

Nos dias 6 e 7 de junho, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Champagnat, lugar que se encontra no tradicional bairro de Apipucos e tem como objetivo a preservação do patrimônio histórico-cultural-espiritual, fortalecendo a vivência e a missão do Instituto Marista perante a igreja e a sociedade.

Em clima de alegria, as vivências dessa Semana foram concluídas com uma partida de jogo de futebol entre estudantes e educadores, momento cívico, exposições dos trabalhos realizados pelos educandos nas diferentes disciplinas ao longo da semana e intervalo recreativo com músicas, tudo isso com o intuito de que os estudantes aprendam de forma divertida sobre a vida e espiritualidade de São Marcelino Champagnat.