Educar com criatividade constitui uma das propostas do ensino integrador do Colégio Marista São Luís. Pensando nesta diretriz, o educador Paulo Cabral inovou na revisão das aulas de Geografia para as avaliações, criando o Jogo do Colonizador, que aplicou com os(as) educandos(as) dos 8os anos.

Segundo o educador Paulo Cabral, a experiência proporcionou aos(às) educandos(as) aprender de forma dinâmica e objetiva sobre a colonização no continente americano – que foi colonizado de um extremo a outro pelos europeus. “Na dinâmica do jogo do colonizador, os(as) educandos(as) fizeram um círculo com as cadeiras e sentavam. Os(As) alunos(as) ficavam atentos ao meu comando, no qual eu citava aleatoriamente povos que habitaram o continente americano, por exemplo, quatro astecas à esquerda. Nesse momento, os(as) educandos(as) pulavam quatro cadeiras sentando novamente, e assim por diante.  Quando a palavra COLONIZADOR era mencionada, uma cadeira era retirada e os(as) educandos(as) precisavam mudar de lugar. Quem ficasse de pé, responderia a uma questão do exercício solicitado para a revisão trimestral”, descreveu o educador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar