Em clima de alegria e de expectativa a comunidade educativa do Colégio Marista São Luís se preparou para o Mariama dos Educadores 2017 mobilizada pelo tema: “Com Maria, rumo ao novo começo”. O MARIAMA 2017 foi realizado, nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2017, em Itamaracá – PE, com o objetivo de oportunizar aos(às) participantes momentos de aprofundamento da espiritualidade, de encontro com Deus, com os outros e consigo mesmos(as).

            Participaram do encontro 40 (quarenta) educadores: membros da Direção, coordenadoras pedagógicas e professores(as) dos diversos níveis de ensino. As atividades tiveram início, na sexta-feira, à noite, com uma oração seguida de uma apresentação de cada participante. Além da apresentação, cada um(a) expressava suas expectativas e desejava a um(a) colega algo que o(a) fizesse aproveitar intensamente esses dias. Noite que se revestiu de um significado especial.

         No sábado, pela manhã, as atividades reflexivas ficaram a cargo do Ir. Rafael Ferreira, iniciando esse momento com a oração matinal em louvor a Nossa Senhora. Após a oração, na condução da temática, ele trouxe a simbologia da tenda que marca as comemorações dos 200 anos do Instituto Marista. Inicia sua fala com o trecho do Profeta Isaías 54, 2 – 4: “Alarga o espaço da tua tenda; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas“ e a divide em 03 (três) partes.

  • Primeira Parte / Primeira Tenda: a Espiritualidade Marista, recordando os 03 (três) ícones que marcam as celebrações do Bicentenário: Montagne, Fourvière e La Valla.
  • Segunda Parte / Segunda Tenda: Tenda Eclesial, a tenda da Igreja e, nela, relembra a celebração do Ano Mariano em que se revivem os 100 anos da aparição da Virgem de Fátima aos três pastores e os 300 anos do achado da Virgem de Aparecida, nas águas do rio Paraíba, por pescadores da região. Nesse contexto, reacende em nós, Maristas, a importância da figura de Maria como educadora do Menino Jesus em Nazaré; a perfeita discípula de Cristo; a Boa Mãe; a Primeira Superiora,; Aquela que tudo fez entre nós; Recurso Habitual; Modelo, fonte de renovação.
  • Terceira Parte / Terceira Tenda: Tenda do Meu Jardim. Nesta tenda, somos interpelados a nos conhecermos, a descobrirmos como estamos, a descobrirmos os sinais que nos dizem se estamos bem ou não; a buscarmos oásis em nossas vidas como peregrinos no Reino de Deus.

         Outro momento bastante significativo aconteceu, através de vivências experienciadas na Biodança, conduzidas pela Professora Lourdes Aragão, educadora do Colégio e especialista em biodança. Essas vivências nos proporcionaram momentos de autoconhecimento, de conhecimento do outro, da descoberta de possibilidades e limites, do agradecer, do perdoar… Encerramos o dia do sábado com a participação na Missa celebrada, na Capelinha de Jaguaribe, próxima à casa dos Irmãos. Momento de uma riqueza inigualável e de congraçamento com a comunidade local.

               À noite, em clima de festa, alegria e animação, nos reunimos em torno da mesma mesa para desfrutarmos de um delicioso churrasco preparado, com muito carinho e cuidado, por Ir. Raimundo Nonato e pelos educadores Edran Cordeiro e Sílvio Figueiredo. No domingo, logo após o café da manhã, iniciamos com a oração conduzida pelo Professor Décio, focalizando a temática do perdão, levando-nos a pensar sobre as coisas das quais queremos e precisamos pedir perdão a Deus e ao outro com quem convivemos…

       Em seguida, o Grupo de Leigos do Colégio Marista São Luís coordenou o momento de reflexão, de interiorização com a vivência da simbologia do girassol como planta que irradia força, vitalidade, entusiasmo, o que deve ser incorporado por cada um(a) em sua vivência de cristão(ã) engajado(a) no mundo e corresponsável pela construção de uma sociedade justa, solidária, sustentável e fraterna.

         Após esse momento, o Ir. Rafael Ferreira teve, ainda, uma fala de conclusão, retomando alguns pontos presentes em todos os momentos vivenciados. O Mariama se constituiu, verdadeiramente, como um momento extremamente importante para todos(as) aqueles(as) que desejam aprofundar sua espiritualidade, reservando um tempo significativo para o encontro com Deus, com o outro e consigo mesmo(a). Verdadeiramente, um momento de revitalização de nossa fé e do nosso compromisso como cristãos(as) a serviço do Reino de Deus e como educadores(as) Maristas no testemunho dos valores evangélicos, tornando Jesus Cristo conhecido, amado e seguido, no meio da Comunidade Educativa, junto aos(às) educandos(as), educadores(as), colaboradores(as) e famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar