1IMG_2022

Na última sexta-feira, 07 de abril, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram da celebração de posse dos líderes eleitos durante a culminância do Projeto Liderança. A formação de líderes Marista objetiva refletir com os educandos o processo de liderança e fortalecer as habilidades presentes nos líderes para que possam promover um ambiente agregador e solidário no colégio. Além disso, os líderes são capazes de levar suas atuações para outros contextos, sendo agentes transformadores para uma sociedade mais justa e solidária.

O Diretor do Colégio, Ir. Wellington Medeiros, parabenizou a todos e falou sobre do papel da liderança no ambiente escolar. “O estudante escolhido pelos colegas para representá-los perante a direção e os demais setores da escola é responsável por administrar eventuais conflitos e deve estar permanentemente em diálogo com a turma. O líder se destaca e influencia o grupo, coordena, incentiva, cresce e coopera. Respeita os colegas, confia no seu grupo, é persistente, produtivo e tem espírito de justiça.”

Texto do estudante Rafael Tenório (3º ano E) sobre liderança:

Estimados companheiros/Estimadas companheiras de caminhada e de ideais,

Querida família Marista,

Liderança. Guiar, representar, dialogar. Doação, sensibilidade, convicção e humildade. Ações e atributos de um líder.

Que posso dizer do dom da liderança em tempos de descrença cidadã e despolitização?  Que posso fazer perante a hipocrisia de valores que nos cercam?

Por isso, em espaçotempos de contemporaneidade obscura, somos sementes da esperança.

Fomos democraticamente eleitos(as). É a certeza de que estamos numa contínua formação de nossa convicção política. Persisto na boa política, a qual pode transformar as realidades das páginas cruéis desse livro quase que best-seller, abismo social. Nós somos o futuro da política.  A política que lidera com sensibilidade e dialoga com convicção é capaz de inaugurar vida na vida das pessoas.

Na vida, temos a liberdade da escolha para semear. Só colhemos, entretanto, frutos daquilo que plantamos. Hoje, enquanto educando do 3º ano do Ensino Médio, finalizo, com o coração grato e feliz, uma caminhada de coragem, humildade e trabalho. Plantei ação, colhi gratidão. Como aprendi e cresci, em humanidade, com as gentis lideranças desta Casa: aos educadores, a quem sempre compartilho minha sincera palavra de perdão pela desvalorização e indiferença, mas também de gratidão pela persistência. Aos diretores, coordenadores, orientadores, colaboradores e funcionários, minha gratidão é dívida que não prescreverá nunca!

Ser Marista é ser líder!

Liderança se faz com exemplo. Foi assim que Jesus Cristo a exerceu. É na cruz que conhecemos o maior líder que já existiu. Morrer por compaixão. Por amor a cada um de nós.

2017 anos depois do seu nascimento, Cristo ainda é o personagem central das raças humanas e líder das civilizações modernas pelos seus gestos humildes, revolucionários e marcantes. Um líder revolucionário: este foi Jesus Cristo.

Estimados(as) líderes, exerçam esta missão iluminados(as) por nosso carisma Marista: é fazendo os outros felizes que alcançamos a própria felicidade. A humildade é um aroma que conserva as virtudes, também dizia Champagnat. Meus amigos/Minhas amigas, exerçam este dom, não por vaidade pessoal, mas como servos(as)  só do ideal e do sonho. Sonho com o Brasil da igualdade de oportunidades, da educação pública de qualidade, da consciência política enquanto instrumento cidadão de uma democracia equilibrada  regionalmente e socialmente.

Por fim, compartilho a  missão de combatermos o bom combate e guardarmos a fé.  Que Jesus, Champagnat e a Boa Mãe nos guiem e nos fortaleçam nesta caminhada de luta e paz!

RAFAEL TENÓRIO FALCÃO

LÍDER MARISTA 3º ANO E /2017