Durante as aulas do componente curricular de Língua Portuguesa da professora Catarina Ferraz, os estudantes do Pré-médio (9º ano do Ensino Fundamental) refletiram sobre a temática: melhor que ontem.

A professora iniciou a sua aula com uma imagem de uma árvore e perguntou aos estudantes: “Se alguém lhe dissesse que em 2020 sua sala de aula seria assim, você acreditaria?” Em seguida, apresentou para eles a notícia do estudante paraense: “Jovem sobe no alto de árvore para melhorar sinal de internet e assistir aulas no Pará. Esta foi a maneira que o jovem Artur Mesquita, de 15 anos, encontrou para acompanhar as aulas, que passaram a ser on-line, por conta da pandemia de Covid-19.” Por Fantástico 21/03/2021

Em seguida, os estudantes responderam ao questionamento: qual foi a melhor maneira que você encontrou para acompanhar as aulas on-line, em tempos de pandemia de Covid-19? Após a partilha, os estudantes, os professores e a equipe técnica enviaram fotos do local de estudos, local onde puderam se conectar nas aulas on-line.

Para Catarina Ferraz “Todo mundo tem um cantinho para chamar de seu. Esta aula foi muito prazerosa, pois através do exemplo de Artur, estudante do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de Alenquer no Pará, que adaptou a sala de aula em cima de uma árvore para acompanhar as aulas remotas, por ali captar melhor o sinal de internet, os alunos do Pré-médio puderam encontrar na atitude de Artur a força de vontade, a persistência, o poder de superar qualquer obstáculo em tempos de pandemia e, assim também, transformar um cantinho da sua casa em sala de aula. Logo cada um é protagonista do caminho acadêmico que vai construindo. O importante é não desistir!”