Quem já brincou de peteca? Quem conhece a peteca? Foi com esse propósito que os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade interdisciplinar para resgatar esse brinquedo popular, que hoje em dia já não é tão utilizado nas brincadeiras infantis. Também foi uma forma lúdica de vivenciar a cultura indígena, no mês de abril, época em que se faz memória ao “Dia do Índio”.

Inicialmente trabalhou-se com os estudantes, no componente curricular de História, sobre o surgimento da peteca no Brasil. Após o conhecimento teórico, durante as aulas de Educação Física, com a professora Fabiola Viana, os estudantes confeccionaram as suas petecas e jogaram de várias formas diferentes.

Aliando todo esse conhecimento ao componente curricular de Língua Portuguesa, os estudantes escreveram um relato contando suas descobertas sobre essa brincadeira popular vivenciada durante toda essa semana.

De forma dinâmica e divertida, os estudantes aprenderam o conteúdo, seja presencial ou on-line. A aprendizagem e brincadeira se misturaram.