Diante do percurso vivenciado pelo estudante do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental como fechamento de ciclo e transição para o início do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, o Colégio Marista São Luís trabalha de forma preventiva com o “Projeto Rito de Passagem”, que visa diminuir o impacto diante de nova dinâmica pedagógica que irá requerer maior autonomia pelo estudante. Nesse processo de construção, o estudante vivencia essa passagem de uma etapa a outra de forma tranquila e desperta sua curiosidade, desejo e interesse de pertencer ao novo ciclo de aprendizagem.

Dessa forma, o projeto tem como objetivo acolher, informar, socializar e conscientizar os estudantes para um novo ciclo que será apresentado e vivenciado, a fim de garantir segurança e tranquilidade no percurso natural de transição do 5º ano para o 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

Ações realizadas:

1ª Etapa: Entradas/Intervenções nas salas de aula apresentando as ações do projeto, junto aos estudantes. Professores do 6º ano EF realizarão uma aula interativa com os estudantes.

2ª Etapa: Visita da equipe pedagógica do 6º ano EF (do NAP III) às salas de aula do 5º ano EF, visando garantir acolhida e proximidade. Apresentação de um vídeo construído pelos professores do 6º ano EF, na perspectiva da acolhida.

3ª Etapa: Explanação sobre a importância do horário de estudo e rotina diária, a fim de preparar os estudantes para uma rotina que irá requerer maior autonomia. Demonstrar como fazer um quadro de rotina.

4ª Etapa: Divulgação para as famílias, através do e-mail, apresentando os eixos estruturantes da proposta pedagógica de início (6º ano) dos anos finais do Ensino Fundamental.

Para a estudante Milena Gurgel “Ao final desse ano, em que terminamos o ensino fundamental I, fomos apresentados ao projeto de passagem para o 6° ano. Eu gostei muito do projeto porque cada experiência que tivemos foi incrível! Foram muito legais as aulas que tivemos com os professores do 6° ano, e já fui conhecendo cada um deles e o seu jeito de ensinar. Tio Edimilson (Coordenador Pedagógico-6º ano) e tia Camila (Orientadora-6º ano) participaram da aula para nos explicar algumas coisas, e nos falaram de algumas mudanças. Uma delas é que a coordenação não vai ser a mesma! Ah, não poderia esquecer que agora iremos largar mais tarde, vamos usar farda branca, iremos estar no 2º andar e que serão 6 aulas por dia! Eu achei esse projeto muito importante para nos prepararmos para os sextos anos. Assim, não chegarmos no próximo ano com dúvidas. Estou muito ansiosa e cheia de expectativas para o ano que vem.”