O dia 15 de janeiro de 2021 se constituiu em um dia muito especial para os estudantes e as famílias do 1º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Marista São Luís, no espaço do recreio coberto. As experiências vivenciadas no processo de Alfabetização e Letramento do ano letivo de 2020, com as crianças, foram celebradas, com o autógrafo dos livros de Contos construídos por cada turma com as histórias das crianças, numa cerimônia repleta de significados.

O projeto “No Tempo dos Dinossauros” foi vivenciado pelos estudantes, sendo o resultado de um trabalho que mostra como cada sujeito-aprendiz é capaz de criar, inventar e descobrir o mundo. As palavras foram ganhando sentido à medida que as crianças se apropriavam da língua escrita, num processo dinâmico de interação entre professoras e estudantes, mesmo que remotamente, encontrando juntos novos caminhos de aprendizagem.

O livro construído foi gestado desde os primeiros meses de contato com as crianças. Diante do quadro de Pandemia, foi necessário repensar temas, e transformar estratégias sem perder de vista o processo particular, de apropriação do universo letrado de cada estudante.

Foi diante do deslumbramento das crianças, dos olhos brilhando a cada descoberta sobre este fascinante animal, o dinossauro, que as professoras decidiram o tema do livro.

O livro é muito mais do que uma coletânea de textos, é o resultado de um processo individual e coletivo na construção do Letramento que vai além do ato de decodificar símbolos.

Parabéns, crianças escritoras, e parabéns, famílias do 1º ano do Ensino Fundamental!