A orientadora educacional Daniella Menezes e os professores Alexandre Amorim, de Produção de Textual, e Elvis Caio, de Ensino Religioso, realizaram um momento de reflexão e informação sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, com os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental (Pré-Médio) e 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Marista São Luís.

Através do ambiente de aprendizagem Teams, promoveu-se um debate sobre mitos e verdades relacionados à temática, que comumente é carregada de tabus, entre eles a informação de que falar sobre suicídio aumenta o risco da prática entre os jovens.

Partindo da máxima “Falar ajuda” os estudantes foram estimulados a construírem um painel virtual no qual, de forma anônima, eles sinalizavam situações e coisas que os entristecem, angustiam e apertam o coração. No mesmo painel, foram motivados a registrarem também mensagens de estímulo, carinho e incentivo para outras pessoas, como forma de contribuir com a perspectiva da empatia, corresponsabilidade e aspectos subjetivos de cada um.

Desta forma, o trabalho realizado teve o objetivo de estimular práticas de autocuidado, do cuidado mútuo e de valorização da vida e não apenas de falar sobre suicídio. Os estudantes participaram de forma ativa e interessada, dando depoimentos de situações próprias e de pessoas próximas, bem como esclarecendo curiosidades e dúvidas sobre a temática.