Aconteceu entre os dias 24 e 27 de agosto os momentos de “Acolhida Virtual às Famílias”, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com o objetivo de informar sobre os processos e protocolos que estão sendo planejados e serão vividos no retorno presencial às aulas, no modelo híbrido, quando da autorização do Governo de Pernambuco.

Nesse contexto, mesmo sem data oficial para o retorno, o Colégio Marista São Luís está articulando as ações estratégicas que envolvem educadores-estudantes-famílias, no sentido de preparar todos os atores na vivência deste “Novo Começo”.

Nesta perspectiva, no início de cada acolhida, o Coordenador de Pastoral (Ir. Cassiano Lima) convidou as famílias para refletirem a partir de memórias das vivências no Colégio e que estão eternizadas em seus corações, conduzindo-as a ter esperança em dias melhores. Em seguida, o Vice-diretor Administrativo (Leonardo Gomes) apresentou as medidas de reestruturação, a readequação da infraestrutura das salas e dos espaços para o modelo remoto e as estruturas de higienização e distanciamento. A Vice-diretora Educacional (Lucielma Ribeiro) falou sobre o cenário e o protocolo pedagógico que exige permanente atitude de cuidado, resiliência e ressignificação das estruturas e relações nos espaçotempos da educação Marista. Depois, o Diretor (Ir. Wellington Medeiros), como pastor, motivou todos a acreditarem que “em Deus sempre haverá esperança de um novo começo”.

Nesse formato virtual de acolhidas, as equipes pedagógicas convidaram as famílias para assumir, contribuir e comprometer-se com este recomeço, através de um momento de interação, expondo seus sentimentos, no “padlet da microsoft”, e colocando-se à disposição em um diálogo mais próximo, na busca de acolher e cuidar de cada questão e suas singularidades.

Em clima de fé, gratidão, esperança, recomeço, diálogo e fortalecimento dos vínculos ocorreram esses momentos de acolhida, como primeira etapa, também anunciando a segunda etapa, que serão reuniões, por ano/série, de cada etapa de ensino para apresentar a nova “Rotina Pedagógica” dos estudantes.

O Colégio Marista São Luís seguirá com coragem, sabedoria e cuidado, na busca para entender o que este tempo exige de todos seus atores, e corresponder com audácia e criatividade às urgências deste “Novo Começo”.

A família Marista seguirá unida, pois como nos diz a canção: “…Nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será”.