Dando continuidade ao processo de formação continuada dos professores das unidades socioeducacionais Maristas, a Gerência Socioeducacional do Marista Centro-Norte – em parceria com a Universidade Católica de Brasília –, lançou mais um curso, o de “Metodologias ativas de Ciências da Natureza”, que acontecerá entre os dias 2 de setembro a 19 de outubro, na modalidade EaD. O público-alvo serão os professores de Ciências, Biologia, Física e Química dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, mas com a possibilidade de participação de interessados de outras áreas do conhecimento.

Este curso terá como objetivo potencializar o letramento científico em consonância com os objetivos de aprendizagem das Matrizes Curriculares de Educação Básica Marista: Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se ainda que, a partir das reflexões e aprendizagens sobre metodologias ativas, os professores da área de Ciências da Natureza possam incorporar em suas práticas diárias metodologias que sejam capazes de mobilizar e envolver os estudantes na participação das aulas, colocando-os no centro do processo de aprendizagem, a partir de problemas e situações reais.

Considera-se que, com a realização deste curso, os professores da área de Ciências da Natureza do Colégio Marista São Luís, ficarão mais preparados para lidar com os desafios da educação na atualidade, incluindo-se aí o contexto remoto, visto que a proposta de metodologias ativas de aprendizagem busca trabalhar aspectos como autonomia, capacidade de resolver problemas, responsabilidade, colaboração, empatia, senso crítico, a partir do tripé investigação-reflexão-criação.