A Equipe da Biblioteca do Colégio Marista São Luís, planejou um trabalho sobre a temática Folclore para estudantes do Maristinha, a partir do questionamento: afinal, o que significa “Folclore”?

A partir do entendimento que Folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, é imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.

A palavra ‘folclore’ tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 22 de agosto de 1846. O termo de Thoms baseava-se em duas palavras: Folk, que significa “povo”; Lore, que significa conhecimento, “saber”.

Nesta perspectiva, sabe-se que as lendas, fazem parte do Folclore Brasileiro, pois são histórias e “causos” contados de geração em geração, como também outras manifestações da cultura popular, como: ritmos musicais, danças, crendices, canções, mitos, artesanatos, brincadeiras e outras tradições populares.

Na semana de 24 a 28 de agosto, em comemoração ao Folclore, a Biblioteca convida os estudantes para assistirem algumas lendas infantis, contadas pela “tia da Biblioteca”.

Clique e assista!

Lenda do Saci-Pererê – https://photos.app.goo.gl/6fdyqAY65G3Zbf698

Lenda da Vitória-Régia – https://photos.app.goo.gl/7fixZq25qL2rQySH9

Lenda do Bicho-Papão – https://photos.app.goo.gl/GSwBnZ8GYAJprdqT6

Fonte de pesquisa: https://brasilescola.uol.com.br/folclore

Fonte da imagem: https://lojagirassolbrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar