A partir dos estudos sobre o Movimento Modernista no Brasil, nas aulas de Arte, com a professora Inaiá Pantoja, os estudantes dos 6os anos do Ensino Fundamental, do Colégio Marista São Luís, entraram em contato com obras e histórias de grandes artistas, como: Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Num momento de grandes mudanças sociais, esses artistas buscavam novas formas de representar o povo brasileiro, suas características e seus anseios. Inspirados pelas correntes europeias de vanguarda, começaram a produzir uma arte com elementos brasileiros. Nesse contexto, surge a obra “Abaporu”, criada por Tarsila do Amaral, como presente para seu esposo, Oswald de Andrade. A obra se tornou um dos símbolos do Modernismo e hoje é conhecida mundialmente.

O conceito de releitura foi trabalhado e cada estudante, com muita criatividade, recriou o “Abaporu”, dando-lhes características próprias.