O Colégio Marista São Luís vivenciou o ciclo junino com os estudantes da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, envolvendo as crianças e suas famílias, unindo cultura, espiritualidade e tradição.

O calor da fogueira deu lugar ao calor do aconchego do lar, o grupo de forrozeiros foi substituído pelas músicas e lives dos cantores. A quadrilha com os amigos e familiares aconteceu virtualmente e não faltou o espírito de união e de alegria, na certeza de que tudo passará.

Com o tema Arraial em Família: “Olha pro céu… Vê como ele está lindo!…”, o encantamento dos festejos juninos foi mantido através dos trajes e adereços dos estudantes e professores, das danças nas atividades de Educação Física, das comidas típicas com o lanche virtual e receitas deliciosas, fortalecendo os quitutes da época, das brincadeiras e adivinhações que foram vivenciadas, dos santos juninos e suas tradições que fizeram parte da temática das aulas de Ensino Religioso.

Na aula de Educação Musical, os estudantes escutaram músicas que fez lembrar as quadrilhas e festas nos arraiais, ao som da sanfona, flautas e instrumentos de percussão. As dicas de decoração da casa ficaram por conta dos professores de Arte, que orientaram na confecção de adereços juninos e bonequinhos matutos com material reciclado.

Nos dias 22 e 23 de junho, foram realizadas propostas de culinária e brincadeiras juninas na Educação Infantil, construção de um “arraial junino” com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e uma aula especial de Matemática com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando trabalharam com os polígonos, tendo as bandeirinhas juninas como modelo.

Todo o trabalho desenvolvido por cada professor do Colégio Marista São Luís contribuiu para que o “Arraial em Família” fosse um sucesso, cheio de significado para os estudantes e com marcas positivas diante desse Novo São João 2020.