Aconteceu entre os dias 27 a 30 de janeiro a Jornada Pastoral Pedagógica 2020 (JPP) do Colégio Marista São Luís com o tema “Espaçotempo de EDUCAR e EVANGELIZAR”. Dela participaram todos os professores e a equipe técnica.

Na segunda-feira (27), teve a abertura no Teatro Boa Vista, com o Dia ANEC, que para o Irmão Wellington Medeiros “o Dia ANEC é um espaçotempo de construir pontes de relacionamento entre as escolas católicas de Pernambuco”.

Na palestra com o tema “As competências Socioemocionais e o papel dos Educadores na Escola católica”, a Professora Roberta Guedes finalizou sua fala dizendo “eu sou professora, tenho muito orgulho de ser professora porque faço o que gosto, sou muito profissional, eu sou professora, então, uma dica para os 800 professores: temos que trabalhar as cinco macro competências, que devem articular com o currículo da escola de forma horizontal e vertical; e o que importa é que as competências socioemocionais perpassem pela autogestão, pelo engajamento com os outros, pela mobilidade e pela resiliência emocional”.

Durante a tarde, os educadores maristas puderam assistir à palestra do Professor Gabriel Perissé, com o tema “Educação e Gestão Inovadoras”, momento em que ele pôde afirmar “a sabedoria do ensinar consiste em fazer o outro querer aprender, fazendo com que o estudante descubra o seu próprio sentido, passando pela experiência de aprendizado em que o professor provoca, mas é ele que descobre a sua vocação”.

Para a professora Geysa Barlavento, do componente curricular de Arte: “O dia de hoje foi muito produtivo percebermos que a nossa identidade é importante para o fortalecimento da identidade Marista. Ao olhar para o auditório, enxergamos uma pluralidade de seres humanos, com corpos, cabelos e cabeças diferentes. E que entendem que suas individualidades se fundem ao DNA Marista e criam a identidade do Marista São Luis”.

Na terça-feira (28), os educadores participaram de um momento motivacional da proposta Marista com o Irmão Wellington Medeiros e com a vice-diretora educacional Lucielma Ribeiro, e apresentações de boas práticas dos professores dos diversos seguimentos de ensino e dos setores.

Já na quarta-feira (29), aconteceram reuniões com pautas dos NAPs e palestra com o Analista de Evangelização Alex Pin que abordou a temática “Calçar o sapato do carisma: o projeto educativo Marista”, ressaltando “precisamos equilibrar a balança, esse é o nosso grande desafio, equilibrar cérebro (processos cognitivos) e coração (processos socioemocionais) dos nossos estudantes”.

E, finalizando, na quinta-feira (30), aconteceram também reuniões com pautas dos NAPs.

Foi uma semana muito rica e produtiva para motivar o planejamento 2020.