O Marista Centro-Norte promoveu a 1ª edição do Prêmio Educador Marista 2019, em que participaram 42 professores das diversas Unidades Socioeducacionais Marista, como forma de reconhecimento das boas práticas e motivação a projetos inovadores por meio do uso das tecnologias digitais.

A professora de Arte Geysa Barlavento, do Colégio Marista São Luís foi classificada em segundo lugar na categoria Ensino Médio. O projeto inscrito foi desenvolvido para os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, intitulado: Meme é arte?

O conceito de “meme” teria sido criado pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, em 1976, quando escreveu no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta) que tal como o gene, o meme é uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo.

Na internet, os memes se tornam populares por tratar com humor de situações cotidianas. A partir desta provocação, os estudantes produziram memes inspirados em obras de arte, tanto do Romantismo como das Vanguardas Europeias. O resultado pode ser conferido facilmente: basta apontar a câmera do seu celular para os QRCodes expostos num espaço do Colégio.