Mostra de boas práticas GSE

Idealizado pelo professor Fabiano Xavier, do ensino fundamental anos finais do Colégio Marista São Luís, o projeto Minecraft e a Educação Patrimonial tem como objetivo explorar o patrimônio histórico de Pernambuco, a relação com a construção da nossa identidade e a memória local.

O programa Minecraft Education conduzido pela Microsoft possibilitou criar um ambiente de interação, pesquisa e aprendizado de forma surpreendente. Os estudantes demonstraram engajamento e colaboração no processo de pesquisa e na execução dessa proposta metodológica. No início do processo, os desafios do jogo, a ludicidade da plataforma e o protagonismo dos mesmos colaboraram para esse entusiasmo.

Atividade com os estudantes do 7º ano

Foi estimulado um processo de visita e de pesquisa aos Patrimônios Culturais, além de catalogação e de conhecimento da história local. A partir desse processo, os estudantes construíram maquetes digitais de Pernambuco, desenvolvendo a relação entre o patrimônio e a sociedade.

Essa é uma das atividades em que os educadores Marista podem fazer uso das novas Tecnologias Educacionais da Microsoft Innovative Educator (MIE), cerificada na formação continuada.