Na sexta-feira (01/11), estudantes do Pré-Médio (9º ano do Ensino Fundamental) e do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Marista São Luís, participaram da primeira edição do projeto “Simulação Internacional Marista”- SIM.

A Simulação Internacional Marista (SIM) é um projeto de desenvolvimento de simulações de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) nas unidades da Marista Centro-Norte. Este projeto está inserido em um contexto mais amplo de desenvolvimento de simulações nacionais e internacionais, e já é aplicado em algumas das unidades.

Nesse sentido, serão abordados diferentes formatos e metodologias possíveis de serem aplicados, fornecendo também referências relevantes de outros documentos ou experiências nacionais e internacionais já consolidadas.

Para este trabalho, foi utilizado dois métodos: o fórum e o debate regrado, fazendo com que os estudantes pudessem ouvir opiniões diferentes e aprender valores como a tolerância e o respeito; que eles possam melhorar sua capacidade argumentativa em um ambiente propício a discussão. Os fóruns têm um formato que se aproxima mais de um congresso sobre temas e problemas discutidos pelos comitês da ONU, mas liderados ou protagonizados pelos estudantes.

Os temas abordados foram: Amazônia – preservação e conservação dos recursos naturais; Os refugiados no Brasil; O contraste educacional entre Índia e Japão; A saúde em Pernambuco – público x privado; África Subsaariana – as ações das FAC no combate à fome e Os Direitos Humanos na Nigéria.

O professor Elvis Lira, destaca ” O SIM é uma conclusão de um projeto belíssimo da família Marista de fazer com que os alunos reflitam sobre os Direitos Humanos, pedindo para que uma representação deles simulem acordos e diplomacias entre países, estimulando o diálogo e a negociação. Como coordenador, mesmo sendo o professor do componente, ver de fora foi especial. Pude ter a certeza que de alguma maneira aqueles jovens foram afetados e modificados pelos nossos estudos e pelas intervenções dos professores que auxiliavam os grupos. Foi especial.”

Foram momentos significativos de aprendizagem para os estudantes e familiares presentes.